26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Professores de Amambai apoiam greve nacional no dia 28 de abril

- Publicidade -

25/04/2017 21h53

A decisão foi tomada durante assembleia realizada nessa terça-feira (25)

Fonte: Assessoria do Simted de Amambai

Amambai (MS) – Trabalhadores das redes municipal e estadual de ensino em Amambai participaram de assembleia nesta terça-feira (25) para deliberarem assuntos de interesse da categoria. A assembleia aconteceu pela manhã na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação Básica de Amambai (Simted).

O processo de negociação com o executivo municipal, onde a categoria cobra a incorporação do índice de 7,64%, estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) como incentivo de valorização profissional, na folha de pagamento, a partir do dia 1º de janeiro, foi um dos temas da pauta da assembleia.

A participação dos trabalhadores da Educação na Greve Geral do dia 28 de abril também foi discutida e votada. Outros assuntos, como eleições na Fetems e no Simted, também fizeram parte das discussões da assembleia.

Município

Sobre a negociação com o executivo municipal, a direção do Simted afirmou que manteve contato com a secretária municipal de Educação, professora Zita Centenaro, e que uma nova rodada de negociação vai acontecer nos próximos dias. “Estamos aguardando uma audiência com o prefeito para debatermos vários assuntos de interesse da categoria, entre eles, o pagamento do índice proposto pelo MEC”, disse a presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano.

Greve Geral

No que diz respeito à Greve Geral, a categoria deliberou pela participação no movimento e elencou várias ações de mobilização, como reuniões nas unidades escolares e contatos com outros segmentos de trabalhadores, buscando fortalecer as manifestações em Campo Grande e também na cidade de Amambai.

Dois ônibus serão disponibilizados para o deslocamento até a capital do Estado; o horário de saída está marcado para ser às 4h, do dia 28, próxima sexta-feira. No município, ficou marcada concentração, a partir das 18h, na praça Coronel Valêncio de Brum.

Participação

Representantes de 73 sindicatos filiados na Fetems irão aderir à Greve Nacional convocada pelas centrais sindicais brasileiras no próximo dia 28 de abril. Portanto, a educação pública de MS paralisará suas atividades neste dia e irá somar a diversas outras categorias na luta contra as reformas da previdência e a trabalhista.

Neste dia, a Fetems irá realizar um grande ato público nas ruas de Campo Grande, a concentração está marcada para às 8h, do dia 28, na Praça Ary Coelho, e, no período da tarde, haverá uma Audiência Pública chamada “Não às Reformas”, na Assembleia Legislativa.

A audiência pública terá como palestrante o representante da CUT Nacional, Ariovaldo Camargo, o procurador do Ministério do Trabalhado de Mato Grosso do Sul, Paulo Douglas e a representante do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Elenice Hass de Oliveira.

Trabalhadores da Educação em Amambai aprovam participação na Greve Nacional no dia 28 de abril / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-