22.2 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Profuncionário de Amambai realiza 1ª Feira Cultural

- Publicidade -

25/06/2016 22h31

A valorização e a formação dos servidores públicos é o objetivo fundamental do Profuncionário e do evento realizado o sábado (25)

Fonte: Redação

A valorização e a formação dos servidores públicos. Este é o objetivo fundamental do Profuncionário (Programa de Formação Profissional em Serviços dos Funcionários da Educação Básica) realizado em diversos municípios de Mato Grosso do Sul, inclusive em Amambai.

E este foi também o objetivo da 1ª Feira Cultural realizada na manhã do último sábado (25), pelo Profuncionário de Amambai, na escola municipal Antônio Pinto da Silva.

Servidores municipais e estaduais elaboraram exposições temáticas relacionadas ao meio cultural e social que vivem. Maquetes de locais públicos, culinária regional, paineis com informações sobre saúde, entre outros, exposição de fotos antigas e acervo histórico de Amambai e trabalhos artesanais foram expostos ao público visitante.

Na oportunidade, aconteceram apresentações artísticas dos Grupos de Danças do Programa Conviver de Amambai e do Centro de Tradições Gaúchas Sentinela de Amambai. A programação foi encerrada com a apresentação da dança de quadrilha pelos alunos e professores do Profuncionário de Amambai.

A abertura oficial da 1ª Feira Cultural do Profuncionário de Amambai contou com a presença de autoridades, entre elas, a secretária municipal de Educação, Zanete Borges.

“O Profuncionário demonstra o compromisso da administração municipal com a formação dos servidores” disse ela. Zanete lembrou ainda da atuação do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) reivindicando a implantação do programa.

Para um dos tutores do programa, Luiz Peixoto, o profuncionário é um projeto de vem de encontro com a ideia de valorizar os trabalhadores das escolas. “No dia a dia, todos são educadores, todos fazem parte, o curso vem reforçar isso; foi, e é, um prazer fazer parte disso. (…) Sonho que um dia as pessoas aprendam que educação é tarefa de todos e não só dos graduados”, avalia Luiz Peixoto.

Gratificação de 10% para concluintes do Profuncionário em Amambai

Os servidores públicos de Amambai que trabalham na área da Educação e concluírem o programa Profuncionário terão 10% de gratificação especial.

A medida foi garantida com a aprovação do projeto de lei complementar número 066/2015, de autoria do executivo municipal, aprovado pelo legislativo municipal na sessão ordinária realizada no dia 20 de junho.

Para a presidente do Simted de Amambai, Olga Mariano, presente na Feira Cultural, a conquista merece comemoração.

“Hoje estamos comemorando esta conquista para os trabalhadores na educação, além da qualificação profissional, a gratificação de 10% no salário de cada servidor é um estímulo para o desempenho das funções”, lembra Olga.

Saiba mais sobe o Profuncionário

O Profuncionário é um programa que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico proporcionados pelo Profuncionário.

Cada uma das habilitações do Profuncionário é composta por 16 módulos: seis da Formação Pedagógica e dez da Formação Específica.

Um módulo equivale a 60 horas. Assim, tem-se 360 horas no eixo da Formação Pedagógica e 600 horas no eixo da Formação Específica, perfazendo um total de 960 horas. Essas 960 horas dos módulos somam-se a 300 horas no eixo da Prática Profissional Supervisionada (relacionadas com os estudos dos módulos), totalizando 1.260 horas de curso.

Em Amambai

Em Amambai, o Profuncionário iniciou no dia 11 de novembro de 2014, com encontros presencias a cada 15 dias na Escola Municipal Antonio Pinto da Silva. A escola polo que representa o programa em Amambai é a Escola Estadual Coronel Felipe de Brum. Os encontros presenciais acontecem a cada 15 dias, das 7h30 as 13h30.

Iniciou-se com um total de 120 alunos matriculados, 60 do quadro efetivo municipal e 60 do quadro efetivo estadual. Deste total, os irão concluir o curso são 39 da rede estadual e 30 da municipal. A data de conclusão do curso será em 6 de agosto deste ano.

Equipe Técnica

Coordenadora de Pólo:
Ivanilde Barbosa Charão.

Os tutores:
Antonia Oceny Pereira da Silva- Infraestrutura escolar
Jucélia Boeira – Infraestrutura Escolar
Terezinha Rodrigues Borges – Alimentação Escolar
Luiz Peixoto – Secretaria Escolar

Veja abaixo a Galeria de Fotos do evento e veja aqui a Galeria de Fotos (2).

Cursistas do Profuncnionário durante a Feira.

Grupo de Danças do programa Conviver de Amambai se apresentou no evento.

Profuncionário de Amambai realiza 1ª Feira Cultural

Olga Mariano, presidente do Simted.

A programação da Feira Cultural foi encerrada com a dança da quadrilha por alunos e professores do Profuncionário.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-