25.5 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Projeto da EE Dom Aquino Corrêa representará MS na Mostra Nacional de Robótica,

- Publicidade -

27/08/2016 08H55

Projeto da EE Dom Aquino Corrêa representará MS na Mostra Nacional de Robótica, em Recife

Fonte: SED

O projeto de Robótica Educacional que há um ano está em andamento na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Amambai, foi selecionado para a Mostra Nacional de Robótica (MNR) com o artigo “A Sala de Tecnologia Educacional e a Robótica: ambiente de aprendizagem em busca do desenvolvimento de novas competências e habilidades”, que será apresentado no evento que acontecerá em Recife – PE, de 8 a 12 de outubro de 2016. Neste fim de semana, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, os estudantes participarão da Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa estadual, na Escola Paulo Freire, em Campo Grande.

A Mostra tem como objetivo valorizar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a produção de trabalhos nas fronteiras entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, como artes, humanidades, ciências e inovação, além das áreas técnicas da robótica como a eletrônica, mecânica, computação, desenho e similares, aproximar o jovem da ciência e tecnologia utilizando uma linguagem abrangente e inclusiva, e imergir estes jovens com elevado potencial no âmbito da metodologia científica por meio da orientação dos estudantes de destaque com bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nesse contexto, a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa tem desenvolvido, desde abril de 2015, o Projeto Robótica Educacional, organizado como uma atividade extracurricular, que oportuniza aos estudantes uma atividade diferenciada que estimula a criatividade, a organização e proporciona o desenvolvimento de uma atividade em grupo em que todos cooperam para o crescimento de suas equipes, utilizando a sala de tecnologia da escola como um novo ambiente de aprendizagem.

A proposta de inserir a robótica na escola teve início com o Projeto “Vamos Brincar com a Robótica”, no qual o kit inicial de robótica utilizado era bem simples, mas já trazia na proposta a programação e montagem de robôs. Em maio deste ano foi ofertada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Ponta Porã (NTE), em parceria com o grupo Nerds da Fronteira da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Ponta Porã, uma oficina de programação em Robótica. Os estudantes começaram, então, a utilizar recursos de programação e montagem em níveis mais avançados utilizando kits de robótica modelo Lego NXT e programação linguagem NXC-Legos, programação em blocos Lego 2.0, programação no Scratch e programação em Arduinos.

Nesse projeto, participam os estudantes medalhistas das Olimpíadas Brasileiras de Robótica e Informática que conduzem as atividades distribuídas em dois grupos: o ensino médio com a equipe E-Robotai e o ensino fundamental representado por dois grupos, as equipes Code Blocks e Techno.

*SED*

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-