15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Sem aulas há 45 dias, estudantes de medicina protestam no Centro da Capital

- Publicidade -

14/06/2018 07h32

Fonte: Portal do MS

Estudantes de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), protestaram na tarde desta terça-feira (12), na região central de Campo Grande. De acordo com o G1, os alunos estavam vestidos com jaleco branco e segurando cartazes, eles alegam que estão sem aulas há 45 dias e denunciam descaso do governo.

Os alunos também distribuiram panfletos com reclamações, ressaltando que o curso foi criado em 2015, pelo governo do estado, e que não contaria com a estrutura para atividades fundamentais. Ainda afirmaram que os laboratórios e bibliotecas estão sem equipamentos, e que pedidos importantes não estão sendo atendidos. O grupo foi escoltado pela polícia de trânsito, principalmente pela avenida Afonso Pena.

Nota da UEMS

Após reunião deliberativa realizada na última semana, os docentes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande, decidiram pelo retorno das atividades letivas nesta segunda-feira (11).

Além do concurso para a contratação de professores efetivos que abriu 10 vagas e que está já em andamento, o curso conta com a chegada de oito médicos cedidos, vindos do Hospital Regional, Prefeitura Municipal de Campo Grande e Secretaria de Estado de Saúde (SES). Segundo a coordenação do curso, há a expectativa de chegada de outros dois professores médicos cedidos, cujas negociações já se encontram em estágio avançado.

Materiais de uso didático também foram adquiridos, tais como lâminas, banquetas e bancadas para uso laboratorial. Ainda segundo a coordenação do curso, alguns dos materiais já foram entregues na Unidade da UEMS e outros serão entregues até esta sexta-feira (15), possibilitando o retorno regular das atividades letivas.

A UEMS esclarece que as aulas foram suspensas por decisão do próprio Colegiado de Curso, por conta do período necessário ao atendimento das reivindicações e à adaptação de novos professores. O Colegiado de Curso é o órgão responsável pela supervisão das atividades letivas da graduação.

Atualmente, o curso de Medicina da UEMS possui 192 alunos, em quatro turmas. A graduação ainda não formou nenhuma turma.

O Centro Acadêmico de Medicina, entidade representativa dos alunos do curso de Medicina da UEMS, comunicou a realização da manifestação nesta terça-feira (12). A coordenação do curso reiterou a decisão pelo retorno das atividades letivas.

Protesto na Avenida Afonso Pena

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-