24.7 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Simted de Amambai reúne-se com vereadores eleitos e apresenta reivindicações

- Publicidade -

24/10/2016 20h58

Simted de Amambai reúne-se com vereadores eleitos e apresenta reivindicações da categoria

O encontro aconteceu na sexta-feira (21), às 19h30, na Câmara Municipal. Dos 13 vereadores, seis participaram do encontro

Fonte: Assessoria do Simted

Amambai (MS) –Informar os vereadores sobre as bandeiras de luta dos trabalhadores em educação de Amambai e do conteúdo da Carta Compromisso assinada pelo prefeito eleito, Dr. Bandeira, com a categoria, foi à pauta do encontro promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Amambai (Simted). O secretário de Politicas Municipais da Fetems, Ademar Plácido da Rosa, falou sobre o Fundeb.

No encontro, os vereadores foram informados sobre a origem dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); das lutas travadas na esfera federal para barrar projetos de leis que retiram direitos dos trabalhadores, como a PEC 241; a MP 739, que dispõe sobre obtenção de benefícios previdenciários; a PL 257, sobre trata do congelamento de salários de servidores e sobre a MP do Ensino Médio.

No município

A diferença salarial entre os professores das redes estadual e municipal e os compromissos assumidos pelo prefeito eleito de Amambai, Dr. Bandeira, com a categoria, durante debate promovido pelo Simted, entre eles a realização de eleição direta para direção das unidades escolares e gestão política junto ao governo do Estado – para que o ano letivo inicie no mês de fevereiro, fizeram parte da pauta.

De acordo com a direção do Simted, no plano municipal, as principais reivindicações da categoria são a reforma do estatuto, cumprimento da lei do piso, unificação da carreira, eleição direta para direção das escolas da Reme e o inicio do ano letivo. “Esperamos que os vereadores defendam nossas reivindicações que são por uma escola pública de qualidade e valorização profissional”, afirma a presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano.

Olga lembra que nos últimos anos alguns vereadores votaram contra as reivindicações da categoria, alegando desconhecimento. “Na próxima gestão, vamos manter diálogo permanente com os vereadores. Nesta reunião, foi dado o ponta pé inicial e esperamos contar o apoio dos 13 vereadores”, reforça Olga

Para o vereador eleito, Geverson Vicentim (PDT), a informações repassadas subsidiam o vereador para o debate em defesa da educação. “A reunião trouxe informações importantes sobre os recursos que são aplicados na educação e dos compromissos assumidos pelo prefeito eleito junto aos trabalhadores em educação”, afirma Geverson.

O vereador lembra também do compromisso histórico do seu partido, o PDT, com o desenvolvimento da educação. “Vamos estar atentos para as reivindicações apresentadas pela categoria e cobrar do prefeito os compromissos assumidos com a categoria”, destaca Geverson.

Material

Na ocasião, foi projetado vídeo com a fala do prefeito eleito, Dr. Bandeira, gravado durante reunião com os candidatos a prefeito de Amambai, respondendo perguntas elaboradas pela categoria e feito a entrega de uma pasta contendo cópias das 20 metas do Plano Nacional da Educação, da Carta Compromisso, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC-241) e da Lei nº 11.738, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Tabelas demonstrativas funcional e salarial da Reme também foram entregues aos vereadores.

Veja galeria de fotos da reunião:

Vereadores eleitos e trabalhadores em Educação de Amambai estiveram presentes no encontro ; Foto: Moreira Produções

O secretário de Politicas Municipais da Fetems, Ademar Plácido da Rosa, falou sobre o Fundeb / Foto: Moreira Produções

Presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano, espera contar com o apoio dos vereadores / Foto: Moreira Produções

Vereador eleito, Geverson Vicentim, destaca compromissos históricos do PDT com a educação / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-