23.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

12 benefícios do sexo que vão te ajudar a viver mais tempo

- Publicidade -

30/07/2017 09h30

Fonte: Manual do Homem Moderno

À medida que mais e mais pesquisas são feitas sobre o assunto, está se tornando mais claro que fazer sexo é essencial para uma vida saudável – é claro que exceções existem, e que a necessidade e o desejo por sexo pode variar ao longo da vida de acordo com mudanças hormonais, psicológicas e sociais, mas, mesmo assim, sexo faz parte das necessidades fisiológicas de praticamente todos os animais.

Transar, aliás, pode te ajudar a viver mais tempo. De acordo com o Dr. Irwin Goldstein, Diretor de Medicina Sexual do Hospital Alvarado, nos Estados Unidos, as pesquisas mais recentes apontam que ter uma vida sexual é fundamental para a longevidade.

A pesquisa em questão identifica alguns benefícios específicos e surpreendentes para a saúde decorrentes de uma vida sexual saudável e ativa. Veja quais são esses benefícios:

1 – Sexo combate gripes e resfriadosDe acordo com um estudo realizado na Universidade de Wilkes, as pessoas que fazem sexo algumas vezes por semana tendem a ter uma quantidade muito maior da imunoglobulina A, um anticorpo importantíssimo, do que aqueles que fazem sexo menos de uma vez por semana. O que isso significa? “A IgA é a primeira linha de defesa contra resfriados e contra a gripe”, diz Carl Charnetski, um dos pesquisadores do estudo.

2 –Sexo queima calorias

O sexo aumenta o fluxo sanguíneo e faz o coração pulsar em um ritmo mais intenso. Simplificando, o sexo é uma forma de exercício, e é mais divertido do que correr na esteira. O sexo não queima uma quantidade absurda de calorias, mas já faz uma diferença na rotina: de acordo com um artigo de 2013 no The New England Journal of Medicine, um homem de 30 anos pode gastar 21 kcal durante as relações sexuais.

3 –O sexo reduz o risco de doenças cardíacas

Vários estudos mostraram que uma vida sexual ativa está intimamente relacionada a uma vida mais longa. Especificamente, parece que o sexo pode reduzir o risco de ataques cardíacos, derrames cerebrais e outras doenças cardíacas. Em 2010, o New England Research Institute realizou um estudo intenso: os resultados sugeriram que a atividade sexual regular pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

4 –Sexo regulariza os níveis de hormônios do corpo

Entre outras coisas, um perfil hormonal saudável promove ciclos menstruais regulares e diminui os sintomas negativos da menopausa – para as mulheres – e também melhora o humor dos homens.

5 –Sexo pode curar dores de cabeça e reduzir a dor física

Embora não pareça que o sexo possa aliviar dores de cabeça, ele realmente pode. Como? Durante o sexo, o hormônio oxitocina é liberado em seu corpo, e a oxitocina reduz a dor. Em um estudo publicado no Bulletin of Experimental Biology and Medicine, os voluntários que inalaram um vapor de oxitocina e depois tiveram seus dedos beliscados sentiram apenas metade da dor que os outros sentiram.

6 –Sexo reduz o estresse e o nível da pressão sanguínea

Há outro benefício da oxitocina liberada durante o orgasmo: ela acalma os nervos. Estudos realizados em ratos de laboratório mostraram que a oxitocina neutraliza os efeitos do cortisol, que é o hormônio do estresse. O sexo também te ajuda a dormir melhor.

A oxitocina não só acalma você, mas também promove o sono.

7 –Sexo reduz o risco de câncer de próstata

Em 2003, pesquisadores australianos publicaram um estudo mostrando que quanto mais vezes o homem ejacula entre os 20 e 50 anos, menor a probabilidade dele desenvolver câncer de próstata. De acordo com o autor do estudo, homens em seus 20 anos deveriam estar ejaculando pelo menos uma vez por dia. Um estudo semelhante realizado um ano depois pelo National Cancer Institute mostrou que os homens que ejacularam pelo menos cinco vezes por semana, seja por sexo ou masturbação, eram menos propensos a contrair câncer de próstata. Goldstein explica a situação por meio de uma metáfora: “esvaziar o tanque de vez em quando é mais saudável do que segurar o material dentro dele”.

8 –Sexo reduz o risco de carncer de mama

De acordo com Goldstein, estudos mostram que “uma mulher que tem mais relações sexuais tem menos risco de desenvolver câncer de mama do que aquelas que não transam com frequência”. Goldstein acrescentou, entretanto, que isso precisa ser mais estudado.

9 –Sexo aumenta a autoestima e melhora o humor

Os benefícios psicológicos de uma vida sexual saudável são muitos. A sensação de andar nas nuvens depois do sexo dura mais do que você pensa. De acordo com Goldstein, uma vida sexual saudável leva a uma satisfação a longo prazo e melhora a sua capacidade de se comunicar de forma honesta e íntima. As pessoas que são sexualmente ativas são menos propensas a desenvolverem alexitimia – um traço de personalidade caracterizado pela incapacidade de expressar ou entender emoções.

10 –Sexo previne a pré-esclâmpsia

A pré-eclâmpsia é uma condição bastante comum em que a hipertensão surge durante a gravidez. Vários estudos mostraram que, se uma mulher teve exposição suficiente ao sêmen de seu parceiro antes da concepção, ela é significativamente menos propensa a obter pré-eclâmpsia. Preparados para um choque de realidade? O resultado de testes realizados por biólogos holandeses em 2000 confirmaram que as mulheres que praticam regularmente sexo oral – particularmente aquelas que engolem o sêmen de seus parceiros – têm um risco muito menor de pré-eclâmpsia durante a gravidez.

11 –Sexo melhora seu olfato

Os cientistas já sabiam que o hormônio prolactina aumenta tanto em homens quanto em mulheres depois do orgasmo mas, em 2003, uma equipe de pesquisadores canadenses fez um teste em ratos. Eles descobriram que a prolactina faz com que o corpo desenvolva novos neurônios no bulbo olfatório do cérebro. O Dr. Samuel Weiss, um dos pesquisadores, disse que o aumento dos níveis de prolactina depois do sexo ajuda o corpo a “criar memórias que fazem parte dos comportamentos de acasalamento”.

Em resumo: transar aprimora o seu olfato.

12 –Sexo aumenta o controle da bexiga

Essa é para as mulheres, então, já pode avisar sua parceira: o empuxo pélvico que rola no sexo exerce os músculos de Kegel – o mesmo conjunto de músculos que controla o fluxo de urina. Então, muito sexo na juventude pode ajudar a prevenir uma incontinência urinária mais tarde.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

20 de Abril – Dia do Disco

- Publicidade-