21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

13 rituais de beleza perfeitos para adotar no verão

- Publicidade -

11/02/2018 07h30

Nesta época do ano, a pele e o cabelo sofrem com a exposição ao sol e à água do mar e da piscina. Vem ver como se proteger e ficar ainda mais linda!

Fonte: M de Mulher

Que é importante passar o protetor solar todos os dias antes de sair de casa e reaplicar a cada duas horas na praia ou na piscina você já sabe, né? Esse é o ritual número um, recomendado por dez entre dez dermatologistas. Acrescente à rotina as dicas abaixo e garanta pele e cabelo radiantes até o final da estação!

1 – Aplique um bom hidratante
No verão, é comum a pele ficar mais seca e desidratada, fatores que intensificam o envelhecimento. Por isso, mesmo que você já tenha o costume de passar hidratante de vez em quando, é hora de reforçar esse hábito. Usar um bom creme todos os dias ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele. Para não ficar “grudenta”, prefira aqueles mais absorventes. Uma dica é a nova loção corporal Cuide-Se Bem Lavandinha, de O Boticário, que é fácil de espalhar e deixa a pele macia.

2 – Use protetor solar SEMPRE
Se você for ficar muitas horas exposta ao sol, o ideal é aplicar o protetor solar também na pele que fica embaixo da roupa. A radiação solar pode penetrar alguns tipos de tecido, especialmente se estiverem molhados. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, roupas de algodão bloqueiam a maior parte da radiação UV. Já os tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Portanto, além de atentar para a escolha da roupa, reforce o protetor.

3 – Capriche na escolha do desodorante
Deixe o aerossol de lado por enquanto, pois ele pode contribuir para o ressecamento da pele. Como no verão ela já fica sensível, melhor optar pelas versões em creme ou roll-on do produto. Sugestão: experimente o novo desodorante Cuide-Se Bem Lavandinha, de O Boticário. Ele ajuda a manter a hidratação natural da região das axilas e ainda tem uma refrescante fragrância com notas de lavanda.

4 – Use protetor labial
Muita gente se esquece deles, mas os lábios também requerem cuidado no verão. Tenha sempre na bolsa um protetor labial com fator de proteção solar e aplique e reaplique ao longo do dia. Assim você evita que eles fiquem com aspecto envelhecido e previne o surgimento de lesões.

5 – Vá de body splash
Por ser mais leve, esse tipo de spray corporal é uma ótima alternativa ao perfume nesta época do ano. Para garantir uma perfumação na medida certa, aplique logo após o banho. O body splash da nova linha Cuide-Se Bem Lavandinha, de O Boticário, por exemplo, tem uma deliciosa fragrância moderna e fresca, que ainda prolonga aquela gostosa sensação de pós-banho.

6 – Trate bem seus pés
No verão, a pele do pé costuma ficar mais grossa, não é? Isso acontece porque a gente anda mais descalça, com o pé na areia, na grama, no deque… Como essa delícia de prazer é inevitável, a saída é hidratação! Aplique um bom creme nos pés à noite, após o banho, e faça uma massagem neles. Para potencializar o efeito, você também pode envolvê-los com um saquinho plástico e deixar o creme agir por uma hora.

7 – Reforce a hidratação das madeixas
Assim como a pele, nosso cabelo também tende a ficar mais ressecado nessa estação. Com a exposição excessiva ao sol, ao cloro e ao sal marinho, os fios perdem nutrientes, além de sofrer alterações na cor. Resultado: ficam mais frágeis e quebradiços. O ideal é aplicar uma máscara de tratamento uma vez por semana – pode ser no banho, depois do shampoo e antes do condicionador. E use protetor solar capilar diariamente, no comprimento e nas pontas.

8 – Proteja as unhas
Você sabia que as unhas crescem mais rápido no verão? Pois é! O alto índice de radiação solar é que faz isso. O sol, o mar e a piscina também deixam as unhas mais ressecadas, assim como a região da cutícula. Para mantê-las em dia, procure cortar com mais frequência e hidratar diariamente. Pode passar um creme para as mãos como o da linha Cuide-Se Bem Lavandinha, de O Boticário, que tem alto poder de hidratação e não estraga o esmalte!

9 – Troque a base por uma mais leve
Praia, suor e calor não combinam muito com maquiagem, certo? Mas você não precisa abrir mão de tudo. Basta escolher produtos mais apropriados. Uma base fluida e aquosa, por exemplo, contém menos óleo e pigmentos e garante uma pele uniforme sem entupir os poros ou escorrer com o suor.

10 – Beba água natural e de coco
A recomendação do Ministério da Saúde é ingerir ao menos dois litros de água por dia. Em dias intensos de sol e calor, então, esse hábito é ainda mais importante não apenas para sua saúde, mas para sua pele também. Dá para atingir facilmente essa meta intercalando água natural com água de coco, que, além de deliciosa, é rica em vitamina A e sais minerais como cobre, zinco, ferro, fósforo e potássio.

11 – Complete a geladeira com morango e tomate
É que esses frutos são amigos da cútis e protegem dos raios solares. Outras opções de legumes ou frutas de cor vermelha ou alaranjada também valem, como abóbora, mamão, maçã e beterraba. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, por serem ricos em carotenoides – substância que se deposita na pele e tem ação antioxidante –, esses alimentos ajudam na prevenção aos danos que o sol causa à pele.

12 – Dê um tempo nos tratamentos
Não são todos, mas no verão é recomendado diminuir a intensidade dos procedimentos estéticos, principalmente aqueles que causam descamação ou deixam a pele irritada. Mas, se está de férias e quer aproveitar o tempo livre para cuidar mais intensamente da pele, opte por equipamentos que melhoram a flacidez e a textura da pele, pois são menos invasivos.

13 – Seque-se bem
Nessa estação, o calor, a umidade e a baixa da imunidade aumentam o risco de algumas doenças da pele. São as condições favoráveis para a reprodução de fungos causadores de micoses, por exemplo. E eles adoram aparecer nos pés, na virilha e nas unhas. Para escapar desse incômodo, é importante não passar muito tempo com a pele molhada e secar-se bem, principalmente nas dobrinhas do corpo.

Foto: Ilustração

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-