21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

15 de Fevereiro – Eclipse solar parcial de fevereiro

- Publicidade -

15/02/2018 07h31

Fonte: Calendarr

O primeiro eclipse parcial do Sol em 2018 acontece no dia 15 de fevereiro e é visível no sul do Brasil, mais precisamente em Porto Alegre às 19.47:47.

Nesse dia, parte do Sol fica escondido atrás da Lua e, portanto, pouco luminoso. Isso porque, para ocorrer, a Terra, o Sol e a Lua se encontram alinhados.

Depois desse eclipse, há mais dois eclipses parciais, um em 13 de julho e outro em 11 de agosto, mas esses não podem ser observados pelos brasileiros.

O eclipse de julho pode ser visto por alguns australianos, enquanto o de agosto, por quem esteja no norte e no leste da Europa e da Ásia, bem como no Ártico.

Os eclipses solares podem acontecer entre duas e cinco vezes por ano e sua duração, em se tratando de eclipse parcial, pode ser superior a 3 horas.

Já a duração de um eclipse total é bastante curta, no máximo 7 minutos e 58 segundos.

Para observar esse fenômeno astronômico é preciso cuidado. Olhar para o Sol sem o uso de qualquer proteção visual pode provocar danos irreversíveis à retina. Óculos usados para soldar podem ser uma opção segura, afinal nem todos os óculos escuros oferecem essa segurança.

Foto: Ilustração

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-