18.2 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

2 de Abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

- Publicidade -

02/04/2015 08h07 – Atualizado em 02/04/2015 08h07

Fonte: Portal São Francisco

No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pais, profissionais e governantes procuraram se unir para a conscientização e alerta de uma síndrome que cada vez mais afeta novas crianças.

Ainda sem saber ao certo o que causa o autismo, cientistas do mundo inteiro têm trabalhado em conjunto na busca por respostas.

O autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. Foi descrito pela literatura médica pela primeira vez em 1943, pelo psiquiatra norte-americano Leo Kanner.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que tenhamos 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Pesquisas demonstram que a prevalência da síndrome é cada vez maior (a quantidade de portadores aumentou dez vezes em quatro décadas). O autismo é mais comum em crianças: uma em cada 88 crianças apresentam sintomas, sendo a prevalência cinco vezes maior em meninos.

Uma das explicações para o aumento das estatísticas é a melhora no diagnóstico, que acontece cada vez mais cedo e evoluiu de forma a reconhecer até mesmo os sinais mais sutis da síndrome.

Hoje (02/04), a estufa do Jardim Botânico em Curitiba, estará iluminada com a cor azul para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo; no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor; em São Paulo, a ponte estaiada (Octávio Frias de Oliveira) e, em Aparecida do Norte, o Santuário Nacional estarão iluminados de azul.

Além da estufa iluminada, haverá em Curitiba uma manifestação na Boca Maldita, das 8h às 12 horas, com a participação de alunos, pais e mestres das escolas especiais de Curitiba divulgando informações sobre o autismo.

2 de Abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-