12.9 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

25 de Outubro – Dia do Sapateiro

- Publicidade -

25/10/2018 07h36

Fonte: Calendarr

O Dia do Sapateiro é celebrado anualmente em 25 de outubro.

O sapateiro é o artesão que executa a arte de fabricar sapatos, uma das profissões mais antigas que existem. Aliás, a necessidade de produzir sapatos surgiu quando o ser humano percebeu que precisava proteger os seus pés dos obstáculos do solo, do frio e de outras ameaças.

Atualmente, com as indústrias da moda, o trabalho dos sapateiros artesãos não é mais tão usual como antigamente. No entanto, ainda é comum encontrar profissionais que se dedicam a confecção de sapatos manualmente ou no reparo destes.

No Brasil, o Dia do Sapateiro é anualmente comemorado pela CNTV/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Têxtil, Couro, Calçados e Vestiário da Central Única dos Trabalhadores.

Origem do Dia do Sapateiro

A escolha desta data é uma homenagem a dois santos: São Crispim e São Crispiniano, considerados os padroeiros dos sapateiros.

De acordo com os relatos cristãos, Crispim e Crispiniano eram dois irmãos cristãos que teriam vivido em Soissons, na França, por volta do século III. Durante o dia ambos saiam pelas ruas pregando o cristianismo e de noite trabalhavam como sapateiros, para conseguirem se sustentar.

Naquela época, o Império Romano perseguia os cristãos e, como consequência disso, os irmãos Crispiam e Crispiniano foram assassinados por ordem do imperador.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-