30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

27 de Junho – Dia Nacional do Progresso

- Publicidade -

27/06/2014 07h56 – Atualizado em 27/06/2014 07h56

Fonte: emefdivaneta

Em 27 de junho comemoramos o Dia Nacional do Progresso. O Brasil apresenta um grande desenvolvimento, desde a proclamação da república em 1889 até os dias atuais.

Ao longo dos anos, o país tem sido palco de excelentes transformações políticas e sociais, reconhecidas por todo o mundo. O fortalecimento da Indústria e os avanços tecnológicos beneficiam, cada vez mais, a população brasileira, que dispõe de uma melhora na qualidade de vida, mesmo não sendo, ainda, uma situação considerada ideal para todos.

A partir do momento de sua formação, “Ordem e Progresso” é o lema nacional da República Federativa do Brasil. A expressão é o lema político do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Augusto Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base. Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).

A expressão é utilizada como lema na Bandeira Nacional, que fora idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e pintada pela primeira vez pelo artista Décio Villares.

O Dia Nacional do Progresso simboliza o dia para celebração dos direitos conquistados pelos cidadãos brasileiros, como também pela reafirmação dos objetivos republicanos ainda a se obter. É um excelente dia para se refletir sobre qual o tipo de progresso o pais precisa e os seus custos sociais.

É verdade que o Estado tem suas obrigações em relação ao progresso do país, porém não se pode esquecer da obrigação de cada cidadão em participar desse processo. Cada um deve exercer suas funções, tendo conhecimento de seus direitos e deveres.

27 de Junho - Dia Nacional do Progresso

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-