29 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

31 de outubro – Dia das Bruxas – Halloween

- Publicidade -

31/10/2015 07h51 – Atualizado em 31/10/2015 07h51

Fonte: Calendarr

O Dia das Bruxas ou Halloween é comemorado anualmente no dia 31 de Outubro.

Atualmente, a data é bastante popular nos Estados Unidos, Irlanda e Canadá, mas também acaba por ser celebrada em vários outros países do mundo ocidental.

Mesmo sendo considero parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o planeta, se adaptando, através do sincretismo das superstições e lendas de cada região, com o conceito moderno norte-americano do Halloween.

Etimologicamente, a palavra “halloween” é derivada da expressão inglesa “hallow evening”, que em português significa “noite sagrada”. Acredita-se que a festa que acontecia entre os dias 31 de Outubro e 1º de Novembro, entre os povos celtas, era chamada de Hallow Evening, sendo abreviada para Hallowe´en até chegar a forma atual, Halloween.

Origem do Dia das Bruxas

As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2.500 anos, com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de Outubro, de acordo com o antigo calendário Celta), os mortos e espíritos malignos saiam de suas tumbas para atormentar os vivos.

Para tentar se proteger do “mortos-vivos”, os celtas decoravam suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando poder afugentar as “forças do mal”.

A celebração original é chamada de Samhain, que significa “Fim do Verão”, e era conhecida como uma comemoração pagã, tanto que as pessoas que festejavam a data durante a Idade Média eram perseguidas e levadas à fogueira da Inquisição, acusadas de bruxaria e prática de magia negra.

Para tentar abafar a data, a Igreja Católica criou o Dia dos Finados (2 de Novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram.

Dia das Bruxas nos Estados Unidos

Quem levou o Halloween para os Estados Unidos foram os Irlandeses, no século XIX, tornando-se uma das principais festividades da cultura americana.

Atualmente, nesta data, as crianças costumam sair às ruas, batendo de porta em porta, e perguntando: “Trick or Treat?” (“Gostosuras ou travessuras?”, em português). Se as crianças não ganharem doces, tem a permissão para fazer uma pegadinha ou travessura na casa da pessoa, como se fosse um “pequeno diabinho”.

Dia das Bruxas no Brasil

O Halloween é uma festividade muito recente no Brasil, trazida a partir da cultura norte-americana, em filmes e séries de TV.

No entanto, há uma resistência muito grande em algumas partes do Brasil sobre a comemoração da data no país. Algumas pessoas argumentam que o Brasil é muito rico em cultura popular para celebrar uma cultura estrangeira e ignorar a própria história.

Por causa dessa polêmica, foi criado o Dia do Saci, com o decreto de lei nº 2.762/2003, também no dia 31 de Outubro, criando uma “resistência pacífica” à cultura do halloween estrangeira.

Símbolos do Halloween

Como o Dia das Bruxas está relacionado com a morte, as principais figuras desta data são os seres espectrais, ou seja, que não pertencem ao mundo dos vivos, como: zumbis, bruxas, fantasmas, caveiras, monstros e gatos pretos (porque possuem a conotação da má sorte).

Filmes para o Dia das Bruxas – Halloween

No Dia das Bruxas é costume assistir filmes e séries de suspense, terror ou horror. Eis algumas sugestões de filmes para assistir na noite de Halloween:

"Contos do Dia das Bruxas"
"Halloween"
"Sexta-feira 13"
"A Hora do Pesadelo"
"O Chamado"
"O Massacre da Serra Elétrica"
"O Exorcista"
"Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado"

31 de outubro - Dia das Bruxas - Halloween

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-