20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

4 opções de peixes para um almoço de Páscoa saudável e barato

- Publicidade -

01/03/2018 10h00

Dicas espertas das nutricionistas Mônica Dalmacio e Karen Schlösser para economizar na compra de pescados sem perder nutrientes

Fonte: BF / Por Manuela Biz (colaboradora)

Pescados e frutos do mar fazem bem à saúde e não pesam na dieta – nem no bolso, se você souber fazer as escolhas certas. Pedimos às nutricionistas Mônica Dalmacio e Karen Schlösser, do Rio de Janeiro, sugestões de trocas espertas. Confira a seguir:

Ômega-3

O mais pedido: salmão

Peixe de água fria que concentra ômega-3 – gordura anti-inflamatória com efeito benéfico ao coração. Faz sucesso grelhado, assado, defumado ou cru – no sushi ou no formato de sashimi.

O bom e barato: sardinha

Dependendo da região de origem, ela tem até mais ômega-3 que o salmão. E não pense só na enlatada. A sardinha fresca e crua pode ser usada nos pratos japoneses, mas é mais consumida grelhada, só com sal grosso.

Texturas parecidas

O mais pedido: bacalhau

Seu sabor é inconfundível, mas a quantidade de calorias, proteína e gordura não difere muito da de outros peixes. Mesmo depois de dessalgado, o bacalhau continua com muito sódio.

O bom e barato: curvina

A textura, a altura da posta e as propriedades nutricionais se aproximam das do bacalhau, mas a curvina costuma ser vendida fresca e, portanto, livre de sal.

Muita proteína

O mais pedido: linguado

Comum no cardápio de quem quer emagrecer. Um filé de 100 gramas fornece 12 gramas de proteína (dose que você respeita) e apenas 70 calorias. De sabor delicado, exige apenas azeite, ervas frescas, pouco sal e limão. Depois, é só levar à grelha.

O bom e barato: tilápia

Assim como o linguado, a tilápia (ou saint-peter) tem a carne branquinha – apesar de criada em água doce. As calorias são um pouco mais altas: 100 na porção de 100 gramas, mas com a vantagem de o peixe oferecer quase o dobro de proteína.

Frutos do mar

O mais pedido: camarão

Fruto do mar bom em proteína, vitaminas B12 e zinco. Mas coma pouco: o camarão se alimenta de detritos depositados no fundo do mar que podem ser tóxicos, além de concentrar naturalmente muito colesterol – imagine depois de frito!

O bom e barato: marisco

As vantagens vão além do preço: mais leve em calorias que o camarão e rico em proteína, o marisco é considerado uma das melhores fontes de ômega-3. Mas, assim como o primo irmão, ele consome detritos. Então, modere na porção.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-