29 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

6 de Fevereiro – Dia do Agente de Defesa Ambiental

- Publicidade -

06/02/2015 07h47 – Atualizado em 06/02/2015 07h47

Fonte: Candonga

O dia dedicado ao Agente de Defesa Ambiental, 06 de fevereiro, é um momento de refletirmos sobre a necessidade urgente de sermos protagonistas nas questões ambientais e, consequentemente, potencialmente agentes ambientais. O Consórcio Candonga assume essa bandeira, atuando na formação de agentes por meio da prática da educação ambiental e do incentivo ao exercício da cidadania nas comunidades onde se encontra a UHE Risoleta Neves.

O Consórcio adota um método diferenciado de educação ambiental junto às escolas de Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce e Ponte Nova. “Em parceria com essas unidades de ensino realizamos atividades lúdico-educativas com as crianças e adolescentes, levando-os a pensar globalmente e agir localmente”, explica João Bosco Mesquita, analista socioambiental do Consórcio Candonga. Segundo João Bosco, que também é coordenador do Programa, o objetivo também é incentivar a reflexão e a crítica, por meio do “respeito à nossa morada individual – o corpo – e, conseqüentemente, à morada coletiva – a terra”. O Programa de Educação Ambiental é realizado durante todo o ano. A comunidade escolar conta ainda com o Programa de Visitas, para conhecer as instalações da Usina Risoleta Neves e seus programas de monitoramento ambiental.

Outra iniciativa importante para a formação de agentes ambientais são as campanhas de conscientização ambiental junto aos pescadores que utilizam o rio Doce para subsistência. O objetivo é conscientizá-los sobre os aspectos legais da pesca que garantam a sobrevivência dos peixes e, sobretudo, na piracema, o período de reprodução das espécies. “Além de trabalharmos na formação de agentes ambientais, procuramos propriamente ser um, priorizando o meio ambiente e sendo fomentador da conscientização ambiental nas comunidades onde atuamos”, considera Joel Vidal Filho, gerente geral do Consórcio.

O Seminário de Educação Ambiental é realizado desde 2005 pelo Consórcio Candonga. O evento entrou na lista dos importantescom a problemática ambiental. “O Seminário se consolidou como um pólo de discussão sobre os principais temas ambientais”, afirma João Bosco.

O desenvolvimento sustentável e as práticas corretas e legais de manejo dos processos ecológicos são princípios norteadores dos agentes ambientais. O Consórcio Candonga acredita nessa filosofia e desenvolve uma política ambiental consistente, baseada no respeito à legislação ambiental e em ações e programas ambientais constantes e regulares implementados ao longo do ano.

6 de Fevereiro - Dia do Agente de Defesa Ambiental

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-