21.4 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

9 coisas inacreditáveis que mulheres ainda deixam de fazer na menstruação

- Publicidade -

27/05/2018 08h30

9 coisas inacreditáveis que mulheres ainda deixam de fazer na menstruação: estudo diz

Fonte: Bolsa de Mulher

O período menstrual é cercado de mitos e estigmas e, por isso, muita gente ainda tem dúvida sobre o que não pode fazer quando está menstruada e o que não passa de superstição.

Isso leva, em pleno século XXI, a comportamentos sem sentido e gera vergonha em torno do tema, o que limita a vida de muitas mulheres. Uma pesquisa comprovou este fenômeno por meio de entrevista com mais de mil recrutadas de cinco países. Confira:

Mitos da menstruação: pesquisa

A marca Sempre Livre, da farmacêutica Johnson & Johnson, e a KYRA Pesquisa & Consultoria elaboraram um estudo global a respeito dos mitos e estigmas relacionados à menstruação.

A pesquisa contou com a participação de 1.500 mulheres de 14 a 24 anos. Além de residentes do Brasil, também haviam participantes da Índia, África do Sul, Filipinas e Argentina.

Os resultados mostraram que grande parte da população feminina associa o sangramento mensal ao sentimento de desconforto, sujeira, insegurança, impureza e até mesmo incapacidade.

Tais parâmetros são ainda mais altos no nosso país. Por exemplo: 66% das brasileiras relatam se sentirem desconfortáveis durante a menstruação em comparação com a média global de 50%.

Por mais chocante que seja, o estudo ainda descobriu que 54% das mulheres do mundo não sabiam absolutamente nada sobre menstruação até que menstruaram pela primeira vez, o que indica falta de diálogo e educação a respeito do tema.

O que mulheres não fazem quando estão menstruadas?

Ainda foi constatado que metade das garotas mudam hábitos durante a menstruação devido a mitos que são impostos pelo senso comum. Tais como:

Praticar esportes

56% das entrevistadas globais e 66% das brasileiras afirmaram que deixam de praticar atividades físicas quando estão menstruadas. Provavelmente, esse índice tem relação com a indisposição do período, cólicas e possíveis vazamentos durante os movimentos da modalidade.

Em contraponto, exercícios podem estimular a sensação de bem-estar e diminuir até mesmo a dor.

Entrar na piscina

68% das mulheres no mundo e 74% das brasileiras evitam entrar na piscina durante o período menstrual com medo de que absorvente fique aparente ou que o sangue vaze no biquíni e na água, mesmo existindo opções seguras e discretas para evitar tal situação, como coletor menstrual e absorvente interno.

Sair e dormir fora de casa
38% das mulheres e 47% das brasileiras evitam dormir fora de casa no período, o que pode estar relacionado ao medo de manchar roupas de cama. Sob a mesma perspectiva, 33% das participantes evitam sair de casa, assim como 46% das brasileiras.

O dado ressalta a vergonha que algumas pessoas sentem de tais situações, por mais evitáveis e naturais que elas sejam.

Levantar durante a aula

O índice global de garotas que evitam levantar durante as aulas por medo de vazamentos é de 27%, enquanto no Brasil é de 22%, mesmo a situação sendo normal.

Andar descalça

43% das brasileiras evitam andar descalças na época menstrual ou conhecem alguém que não faz isso, o que tem relação com a informação falsa de que ficar sem sapatos neste período gera cólicas.

Lavar o cabelo

Ainda foi descoberto que 31% das entrevistadas no Brasil evitam lavar o cabelo durante o ciclo menstrual graças ao mito de que isso poderia aumentar o fluxo sanguíneo.

Entrar na cozinha

Na Índia, há uma grande restrição quanto aquilo que a mulher menstruada pode ou não fazer. Até mesmo entrar na cozinha é um ato proibido, o que é reconhecido por 57% das cidadãs entrevistadas. Nesta cultura, isso poderia “contaminar” os alimentos, algo completamente sem evidências.

Fazer bolo ou maionese

24% das filipinas e 20% das argentinas não fazem bolo ou maionese durante o ciclo ou conhecem alguém que segue tal premissa. O impedimento provém de outro mito, o qual diz que tais alimentos podem não ficar bons se forem preparados por uma mulher menstruada.

Embora não haja dados nacionais sobre este hábito, não é difícil encontrar quem já tenha ouvido isso de sua mãe ou avó.

Sentar à mesa com a família

Ainda no país asiático, 37% das mulheres reconhecem que não sentam à mesa com familiares ou conhecem alguém que não faz isso devido a crenças culturais.

9 coisas inacreditáveis que mulheres ainda deixam de fazer na menstruação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-