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sexta-feira, 19 de abril de 2024

A construção de novas leituras sobre o espaço regional sul-matogrossense”

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06/07/2017 07h40

Dica de leitura: “Geografia e suas linguagens: a construção de novas leituras sobre o espaço regional sul-matogrossense”

Fonte: Portal MS

Campo Grande (MS) – O livro “Geografia e suas linguagens: a construção de novas leituras sobre o espaço regional sul-matogrossense” apresenta em uma perspectiva interdisciplinar a construção de diferentes leituras do espaço regional, considerando as diversas formações acadêmicas dos autores e suas propostas de compreensão.As organizadoras são Ana Paula Camilo Pereira, Patrícia Alves Carvalho e Sandra Cristina de Souza. O projeto de pesquisa que deu origem à publicação está aprovado na Chamada Fundect/UEMS n° 25/2015 – Apoio a Graduação e Pós-Graduação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), sob coordenação da professora Sandra Cristina.
“Esperamos com o desenvolvimento desse projeto contribuir para a elevação da qualidade da formação do profissional docente de Geografia, para a redução da evasão e maior envolvimento dos acadêmicos com o universo institucional, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão”, afirma a pesquisadora.

O século XXI evidencia um conjunto de transformações tecnológicas, sociais, políticas e econômicas que se expressam espacialmente de forma diferenciada nas escalas local, nacional e internacional. Nesse cenário, os desafios se apresentam para a sociedade e para o mundo do trabalho. Assim, os profissionais que atuam na educação e, de modo particular na área de Geografia, precisam estar preparados em sua prática pedagógica, teórico-metodologicamente para lidar com essas transformações.

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Uems (PDI) faz-se importante formar cidadãos críticos, participativos e capazes de intervir no meio em que vivem para que assim possamos alcançar uma sociedade mais justa e igualitária; balizar os princípios da sustentabilidade ambiental; a disseminação dos princípios democráticos; cultivar o respeito às diferenças étnicas, culturais e sociais; e, sobretudo expandir e garantir o acesso à educação superior de qualidade e a formação de futuros professores e pesquisadores.

Foto: Divulgação

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