26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Besouro de ouro: confira um dos insetos mais belos do mundo

- Publicidade -

16/04/2017 07h30

Fonte: Mega Curioso

Os insetos são criaturas superabundantes na Terra e que causam medo e aflição em muita gente. Mas, além de espécimes bizarras e até mesmo de algumas que podem ser letais para os humanos, também existem alguns bichinhos que chamam a atenção pela sua extrema beleza. Um exemplo disso é o besouro da espécie Charidotella sexpunctata, nativo dos Estados Unidos e que parece uma joaninha feita de ouro.

Esse inseto pequenino — entre 5 e 7 milímetros de tamanho — costuma ser encontrado nas folhas de uma planta conhecida por aqui como glória-da-manhã, que é o seu quitute favorito. No entanto, existem algumas particularidades que tornam o C. sexpunctata ainda mais interessante, como uma película transparente que o recobre e que pode mudar de cor.

Besouro de ouro

Isso acontece porque a parede interna dessa película é coberta com uma microscópica camada de líquido, e qualquer alteração nessa camada — que possui uma série de válvulas minúsculas que controlam os níveis de umidade — modifica a cor refletida pelo besouro. A alteração da coloração normalmente ocorre quando o inseto é perturbado ou quando está ocupado acasalando, mas é o bichinho quem comanda essa ação.

As cores que esses insetos podem apresentar variam do dourado ao castanho, passando pelo azul, verde e até alaranjado com pintinhas pretas. Os besouros C. sexpunctata também são fãs de batata-doce, seus encontros “amorosos” podem durar entre 15 e 583 minutos (!) e não se sabe ao certo quantas gerações são produzidas a cada ano. Confira a seguir mais imagens desse curioso bichinho e conte nos comentários se você já conhecia essa espécie:

1. Película transparente

2. Joaninha feita de ouro

3. Olha a privacidade!

4. Retrato

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-