15.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Campanha alerta sobre importância de viajar com cinto de segurança

- Publicidade -

02/02/2017 13h21

Campanha alerta sobre importância de viajar com cinto de segurança sempre afivelado

Fonte: Notícias MS

Não é novidade que o uso do cinto de segurança salva vidas. E nas viagens de transporte coletivo, esse equipamento é tão importante e tão eficiente quanto em carros de passeio. Poucos passageiros de ônibus e micro-ônibus têm o hábito de usar o cinto. Essa é uma realidade que precisa mudar.

Esses veículos já são obrigados a vir de fábrica com o cinto, e as empresas são obrigadas a manter o equipamento visível e em condição de uso sobre a poltrona. Mas essas medidas só funcionam se o próprio passageiro, ao embarcar, tomar consciência de que afivelar o cinto significa ter uma viagem muito mais segura.

Fique atento, seja consciente

Mais que uma obrigação a cumprir para atender à fiscalização, o uso do cinto de segurança pode significar a diferença entre ter ferimentos graves e correr risco de morrer em um eventual acidente ou aumentar em mais de 70% as chances de sobreviver e de evitar ferimentos.

Do momento de saída de um ponto de embarque, até o local de chegada, é essencial o viajante manter o cinto afivelado. Uma freada brusca, uma parada emergencial, uma colisão inesperada, são imprevistos que podem ocorrer sem aviso durante qualquer viagem. Mesmo quem viaja em um trecho curto está sujeito a riscos e precisa utilizar o cinto durante todo o tempo. Não é a distância que representa maior ou menor risco à vida, e sim a atenção a cuidados simples contra os efeitos de eventual acidente.

Uma campanha realizada em Mato Grosso do Sul tem reforçado o alerta aos passageiros. A coordenação é da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), em parceria com o Governo do Estado, Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Polícia Rodoviária Federal, Observatório Nacional de Segurança Viária e concessionária CCR MSVia.

Foto: Reprodução

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-