32.6 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Cerca de 100 blocos puxam foliões neste domingo no Rio

- Publicidade -

11/02/2018 15h34

Fonte: Agência Brasil

Cerca de 100 blocos fazem a alegria de milhões de foliões hoje (10), segundo dia de carnaval, pelas ruas do Rio Janeiro, com destaque para blocos como o Simpatia é Quase Amor e Afoxé Filhos de Gandhi.

Desfilam ainda neste domingo blocos importantes do carnaval da cidade, como o Cordão do Boitatá, a Banda dos Inválidos, o Bangalafumengá e o Que merda É Essa. O Bangalafumenga é uma fusão do funk com o samba e foi fundado pelo poeta Chacal e os músicos Rodrigo Maranhão e Celso Alvim como resultado de um encontro no Planetário da Gávea entre artistas que se dedicavam à poesia, samba e improvisos.

Já o Simpatia é Quase Amor é um bloco que arrasta os foliões pela orla e surgiu com a bênção do que há de melhor no samba, no carnaval e na cultura carioca. Seus padrinhos são os saudosos Dona Zica da Mangueira e Albino Pinheiro – fundador e líder da Banda de Ipanema. O nome foi inspirado em uma personagem do livro de Aldir Blanc Rua dos Artistas e Arredores – Esmeraldo Simpatia é Quase Amor, que era um fanfarrão e conquistador.

O Afoxé Filhos de Ghandi foi fundado por trabalhadores do Cais do Porto do Rio, por moradores dos bairros da Saúde, Ganboa e arredores, integrantes de religiões de matrizes africanas e também por integrantes do Afoxé Filhos de Gandhy de Salvador (Bahia). A filosofia do grupo é voltada para paz e união entre os povos, assim, seguindo a que foi implantada pelo patrono da entidade, Mahatma Gandhi.

O bloco completa 62 anos este ano. Com trajes brancos e detalhes em azul, os foliões são embalados por melodias que rementem a cânticos como os do Candomblé. O grupo é formado essencialmente por integrantes de religiões de matriz africana.

Cerca de 100 blocos puxam foliões neste domingo no Rio

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-