19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Como a chama do fogão pode ser a melhor aliada para não chorar ao cortar cebola?

- Publicidade -

17/09/2017 10h30

Fonte: Vix

Quando uma cebola é cortada e as células do vegetal se rompem, elas eliminam uma série de compostos. Entre eles, gases formados principalmente por enxofre. Estes compostos de enxofre voláteis, como o disulfureto de alilopropila (C6H12S2), chegam rapidamente aos olhos e, quando, entram em contacto com a água provocam outra reação química que transforma a lágrima em ácido sulfúrico. É isso que faz arder tanto os olhos.

Tire ardor da cebola perto do fogão

Depois que é cortada, os compostos de enxofre presentes na cebola em contato com atmosfera viram gás, que se espalha rapidamente pelo ambiente. Estes tóxicos voláteis, quando entram em contato com a água dos olhos, formam um gás que irrita os olhos, o ácido sulfínico. Este tipo ácido pouco estável é que, então, vira um gás que vai fazer lacrimejar os olhos.

Para se livrar do problema, corte a cebola ao lado de uma chama do fogão acesa. Segundo a chefe Rita Lobo, apresentadora do “Cozinha Prática” da GNT, essa é uma maneira infalível de evitar lágrimas.

A explicação é porque os compostos de enxofre que são supervoláteis não conseguem chegar ao contado da umidade dos olhos tão facilmente. Isso acontece porque a chama do fogão consome uma parte dos gases irritantes antes deles se transformarem em ácido sulfúrico para fazer os olhos lacrimejarem ainda mais.

Como a chama do fogão pode ser a melhor aliada para não chorar ao cortar cebola?

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

27 de Março – Dia do Circo

- Publicidade-