32.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Como cuidar de lábios ressecados e rachados no inverno

- Publicidade -

27/08/2017 07h30

Confira dicas de especialistas e uma seleção de produtos incríveis para proteger os lábios na estação mais fria do ano!

Fonte: M de Mulher

A aparência dos lábios pode revelar muito sobre a sua saúde, mas é bastante comum que eles fiquem ressecados e rachados por conta do clima frio e seco do inverno.
“Os lábios possuem uma pele mais fina e, no inverno, transpiramos menos. Ou seja, quando a região está ressecada, a pele perde elasticidade e, com a movimentação constante, pode apresentar fissuras, rachaduras e até mesmo soltar pedacinhos”, explica Karla Assed, dermatologista e diretora médica da All Clinik, do Rio de Janeiro.

Apesar de ser uma situação recorrente na estação mais fria do ano, é possível evitá-la. “É preciso hidratar bem os lábios; não puxar a pele que eventualmente pode se soltar quando estão rachados, pois essa conduta pode machucar e infeccionar a área; e evitar passar a língua sobre lábios ressecados, já que a saliva contribui para o ressecamento”, orienta.

Segundo Karla, mesmo se a região não estiver danificada, a esfoliação não é recomendada, pois a prática pode torná-la mais sensível. Além disso, é importante aplicar algum produto nos lábios sempre que a pessoa perceber algum ressecamento. Entre muitas opções, os mais indicados são aqueles que têm ativos hidratantes, como manteiga de cacau, ureia, ácido hialurônico, vitamina E, ceramidas e colágeno, por exemplo.

“O ideal é usar um lip balm que tenha filtro solar. Existe também uma pomada para prevenção de assaduras de bebê, à base de lanolina e pró-vitamina B5, que pode ser aplicada nos lábios com esta finalidade”, recomenda. “Se quiser dar ao seu gloss o poder hidratante, misture ele com um pouquinho dessa pomada e utilize sobre os lábios”, ensina.

Ué, mesmo nesta estação, é preciso se preocupar com filtro solar – ainda mais nos lábios? Pode acreditar que sim. “A radiação ultravioleta incide mesmo no inverno. Portanto, para prevenir câncer de mucosa oral, é essencial aplicar o hidratante labial com filtro solar”, instrui Aline Vieira, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy of Dermatology (AAD) e da European Academy of Dermatology and Venereology (EADV).

Dessa forma, a hidratação diurna deve ser caprichada, mas ela pode ser potencializada à noite. “Para a hidratação noturna, é possível usar um hidratante mais grosso e pesado, tipo o Bepantol. Ele fica mais melado e, muitas vezes, não é bem aceito esteticamente durante o dia”, aconselha Aline.

No mercado, existem muitos produtos usados com essa finalidade, mas há algumas diferenças entre eles. As especialistas explicam quais são:

  • Lip balm – é um hidratante labial que atua mais prevenindo o ressecamento e, logo na primeira aplicação, já promove uma melhora. Costuma conter em sua fórmula substâncias como manteiga hidratante, óleo, oxidante, vitamina E e colágeno. Existem opções com ou sem cor.

  • Gloss – é mais para dar brilho do que propriamente hidratar. Forma um filme que impede a evaporação da água, comum no inverno devido à queda da umidade do ar.

  • Vaselina – é uma substância que também ajuda a hidratar e pode ser usada sozinha ou associada a outros ativos hidratantes. Assim como o gloss, também gera uma película protetora.

  • Pomada cicatrizante – só deve ser usada quando a pele dos lábios estiver ferida, com fissuras e/ou rachaduras.

Se os lábios estiverem rachados, as recomendações são outras. “Nesse caso, o correto é usar apenas o hidratante labial que seja reestruturador. Se surgir alguma infecção decorrente da rachadura, a pessoa deve consultar um dermatologista, para que ele indique uma pomada cicatrizante e/ou um corticoide tópico, com a forma de uso determinada pelo médico”, alerta Karla.

Além disso, beber bastante água também pode ajudar, pois ela é responsável por hidratar o corpo de dentro para fora. E você sabia que ainda há cuidados que devem ser tomados ao aplicar a maquiagem nos lábios durante a temporada?

“No inverno, nunca se deve usar batons secos, de longa duração, que ressecam ainda mais os lábios. Se você gostar muito da cor do seu batom matte, a dica é passar primeiro um lip balm embaixo e, por cima, aplicar o batom. Assim, os seus lábios estarão protegidos”, opina Karla. “O ideal é dar preferência a batons enriquecidos com hidratantes e vitamina E”, finaliza Aline.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-