20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Desafio de startups busca soluções para cadeia de grãos no Brasil

- Publicidade -

14/06/2017 09h54

Fonte: Embrapa

Em busca de soluções ecoinovadoras para o setor agropecuário, Sebrae, Embrapa e ONU Meio Ambiente lançam nesta sexta-feira, 16 de junho, o primeiro desafio de ideias e startups “Camp de Ecoinovação: sustentabilidade para a cadeia de grãos”. O evento, que acontece em agosto, vai reunir empreendedores, investidores e especialistas, todos em busca de inovações para os diferentes elos da cadeia produtiva.

O lançamento não poderia ser em local mais propício: a Campus Party – Brasília, uma das maiores experiências tecnológicas do mundo, reunindo pessoas em torno de um festival de inovação, ciência, empreendedorismo e universo digital. No estande do Sebrae no evento, no Centro de Convenções, será apresentado o edital da primeira edição do Camp de Ecoinovação junto com uma programação voltada para discussões em torno da temática do desafio.

A Embrapa marcará presença na programação da Campus Party em dois momentos nesta sexta-feira. Às 14h, o painel sobre sustentabilidade no agronegócio “Agrotech: a transformação digital contribuindo para um agronegócio sustentável“, contará com a participação do chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Empresa, Celso Moretti, e de outros três painelistas.

No fim da tarde, às 17h, será a vez de Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, participar de um meetup (breve apresentação sobre uma temática seguida de discussão informal entre os convidados em mesas distintas), no qual falará sobre a experiência do Ideas for Milk, um caso de sucesso de articulação entre Embrapa, universidades, setor produtivo e empreendedores da chamada nova economia de base digital.

As atividades acontecem na Área Open da Campus Party – Brasília 2017 e o acesso é gratuito. Não é preciso inscrição para acompanhar o painel e o meetup. Todas as atividades acontecem no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Eixo Monumental, região central de Brasília.

Edital

As inscrições para o Camp de Ecoinovação estarão abertas a partir do lançamento no site do evento, onde os interessados poderão acessar o edital e os formulários para submissão de propostas. Serão duas categorias: Ideias, para aqueles que ainda não tem startups constituídas, e Startups, para aqueles que já possuem empresas nos estágios determinados no regulamento.

Para este desafio, poderão ser enviadas propostas com soluções que atendam, preferencialmente, a mais de um elo da cadeia de grãos, podendo estar alinhadas a uma ou mais das seguintes questões, por exemplo:

  • Emissão de Carbono: Como reduzir a emissão de carbono na cadeia de grãos?

  • Perdas e Ineficiências: Como reduzir as perdas ao longo da cadeia? (Perdas de grãos e insumos, no plantio, na colheita, no armazenamento, no transporte, entre outros)

  • Resíduos: Como melhor aproveitar resíduos na cadeia, bem como promover a criação de co-produtos?

  • Energia: Como contribuir para a utilização de energias renováveis na cadeia? Como promover a eficiência energética na cadeia?

  • Defensivos Químicos: Como monitorar o uso de defensivos químicos? Como reduzir o uso de defensivos químicos? Como promover o Manejo Integrado de Pragas (MIP)?

  • Recursos Hídricos: Como usar de forma eficiente e sustentável os recursos hídricos na cadeia?

  • Conservação do Solo: Como melhorar as condições do solo, sua recomposição e manutenção?

  • Soluções Colaborativas: Como ter soluções colaborativas e compartilhadas para as atividades em pequenas propriedades?

Serviço

O quê: Embrapa na Campus Party – Brasília 2017

Quando: sexta-feira, dia 16 de junho

Horários:

14h – Painel Agrotech: a transformação digital contribuindo para um agronegócio sustentável com participação do chefe do DPD. Saiba mais

17h – Meetup com palestra sobre Ideas for Milk e lançamento do Camp de Ecoinovação.

Onde: Estande do Sebrae na Área Open da Campus Party – Convenções Ulysses Guimarães, Brasília (DF)

Saiba mais sobre a Campus Party – Brasília 2017

Veja a programação da Área Open

Startups constituídas ou pessoas que ainda não possuem empresas regulamentadas poderão participar do Camp de Ecoinovação. Para este desafio, podem ser enviadas propostas com soluções para a cadeia de grãos.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-