20.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

UEMS promove debate entre candidatos à prefeitura de Amambai

- Publicidade -

06/09/2016 21h16

O debate vai acontecer no dia 16, às 20h, no auditório da Universidade e transmitido pela Rádio Auxiliadora FM 105.9

Fonte: Da Redação, com informações do professor Luiz Peixoto

Amambai (MS) – A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) em Amambai, em parceria com a Rádio Auxiliadora FM 105.9, promove debate entre os candidatos ao cargo de prefeito no município de Amambai. O debate vai acontecer no dia 16 de setembro, sexta-feira, no auditório da Universidade, no horário das 20 às 23h e será transmitido pela Rádio Auxiliadora.

A iniciativa surgiu a partir das disciplinas de Política do Curso de Ciências Sociais, ministradas pelos professores Fabricio Deffacci e Luiz Peixoto.

Objetivos
De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivos:
Promover o debate entre os candidatos nas eleições majoritárias do ano de 2016 no município de Amambai;

Aperfeiçoar a formação acadêmica por meio da aproximação dos principais conceitos obtidos no decorrer da formação com a materialização destes no discurso e debate das propostas dos candidatos;

Contribuir para a ampliação do esclarecimento político da população.

Blocos
O debate será realizado em cinco blocos, sendo eles:
1º Bloco: Candidatos farão perguntas entre eles;

2º Bloco: Os candidatos responderão as perguntas elaboradas pelos(as) acadêmicos(as) da UEMS/Amambai dos Cursos de Ciências Sociais e História;

3º Bloco: Os candidatos responderão as perguntas elaboradas pela população geral de Amambai;

4º Bloco: Candidatos perguntam para os candidatos

5º Bloco: Os candidatos farão suas considerações finais.

Justificativa
O professor Luiz Peixoto afirma que a proposta do debate encontra sua justificativa em dois momentos e, para fundamentar, cita pensamentos elaborados pelo cientista político Karl Mannheim.

Em primeiro, tem a dimensão acadêmica contemplada por meio da geração de fatores concretos que ampliará e solidificará a formação. Em um segundo momento, continua o professor, o debate deve proporcionar a solidificação da forma democrática própria do sistema decisório e administrativo em nossa época.

Partindo dos pressupostos estabelecidos pela Ciência Política, podemos conceber o espaço democrático como a manifestação dos diferentes discursos que comportam as diferentes visões de mundo constitutivas do universo social. Neste sentido, torna-se viável caracterizar a proposta por meio da perspectiva teórica de Karl Mannheim (1976), sociólogo e cientista político húngaro que viveu na primeira metade do século XX. Para este autor, a realidade social é construída e reconstruída a partir de diferentes mentalidades, as quais entram em relação ininterrupta de conflito e consenso de maneira a alternarem-se constantemente. Trata-se de uma aproximação com o que emerge nos debates políticos em um ambiente democrático, isto é, a possibilidade de se promover uma arena de debate em função da qual os diferentes posicionamentos que refletem os diferentes grupos sociais entram em debate em busca do convencimento dos eleitores. O convencimento, neste caso, refere-se a possibilidade de expor as formas mais adequadas de administração da ‘coisa pública’. Com base neste cenário, apresentaremos em linhas gerais os principais elementos presentes na teoria das mentalidades de Karl Mannheim.

De acordo com Mannheim (1976), do mesmo modo que os grupos sociais cumprem com a função de colocar as mentalidades em movimento, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo, também são eles os responsáveis pela alteração da dinâmica da estrutura social (Weltanschauung) de tempos em tempos (épocas em épocas), fornecendo-lhe uma nova configuração e, ao mesmo tempo, remodelando o horizonte histórico.

Contudo, uma vez esclarecido os mecanismos de configuração e apreensão dos processos mentais socialmente delineados em sua base ideológica e as implicações desse processo, é preciso ainda analisar – e esta será a intenção neste ponto – de que maneira a transformação social ocorre, estando a abordagem sociológica habilitada a compreendê-la e, de modo mais significativo, orientá-la.

Para tanto, Mannheim utiliza um tripé inicial, em virtude do qual as mentalidades são ajustadas num panorama mais amplo de onde emanam as linhas centrais da transformação social: realidade, ideologia e utopia, se dispõem enquanto categorias fundamentais na compreensão da mudança social, ao mesmo tempo que imprimem sentido ao pensamento situacionalmente elaborado nos grupos e herdado pelos indivíduos.

Neste caso, realidade e totalidade são a expressão da mesma dimensão, a saber a sustentação de todas as variações possíveis do pensamento dentro do universo social. Em vista disso, por mais fragmentado que o pensamento venha a aparecer em determinadas épocas, combinando-se aos inúmeros grupos com interesses específicos, o ponto para o qual converge a variação é a realidade, sendo que os diferentes contornos assumidos pela mentalidade social quando em contato mais direto com os indivíduos é indicação de que existem diferentes modos de experimentar a mesma realidade.

Quando a variação do pensamento é estabelecida na vida social cotidiana, a atitude científica com uma orientação adequada tenderá, segundo Mannheim, a compreender o ponto de unidade que sustenta todas as manifestações ideacionais dos grupos e dos indivíduos e, junto a isso, deve ser capaz de remeter cada qual ao seu respectivo entorno social, demonstrando a função que cada ideia exerce no meio de onde advém.

A formatação do debate foi discutida com representantes das coligações partidárias / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-