16.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

FAO lança concurso de relatos e fotografias sobre mulheres rurais

- Publicidade -

07/06/2017 13h20

Fonte: ONUBR

Estão abertas inscrições para concurso de relatos e fotografias sobre experiências de vida de mulheres rurais e suas organizações na América Latina e no Caribe, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); prazo é 31 de julho.

Os dois primeiros lugares ganharão passagens e estadia para acompanhar a 2ª Conferência de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe que será realizada em setembro no Paraguai.

Estão abertas inscrições para concurso de relatos e fotografias sobre experiências de vida de mulheres rurais e suas organizações na América Latina e no Caribe, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O regulamento está disponível aqui.

O objetivo do concurso é fortalecer o papel fundamental das mulheres rurais no marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do desenvolvimento rural e da erradicação da fome e da pobreza.

As vencedoras das duas categorias do concurso vão receber passagens e estadia para participar da 2ª Conferência Regional de Mulheres Rurais na América Latina e Caribe, que será realizada em setembro em Assunção, no Paraguai.

O concurso busca visibilizar as diversas realidades das mulheres rurais na região, os desafios que enfrentam diariamente, suas conquistas e capacidades, divulgando histórias valiosas por meio de suas próprias palavras e imagens.

“As mulheres fazem aportes diários que são fundamentais para a segurança alimentar, a produção de alimentos, a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento das áreas rurais. Além disso, elas têm valiosas experiências de vida: isso é o que queremos que se conheça mediante esse concurso”, disse a oficial de Gênero da FAO, Claudia Brito.

O concurso conta com duas categorias:

  1. Relatos de vida: os relatos devem dar testemunho de experiências de mulheres que vivem e trabalham em áreas rurais. As histórias podem ser apresentadas escritas ou por meio de imagens (fotografias ou ilustrações). Podem participar mulheres rurais de toda a região. Profissionais que prestem assistência técnica no setor rural podem ajudar na elaboração do relato em formato escrito ou visual.

  2. Experiências de organizações: as histórias dessa categoria devem estar centradas no trabalho de organizações que dão conta da luta pela igualdade e direito das mulheres rurais a recursos naturais, saúde, educação, trabalho, entre outros. Os relatos devem apresentar o valor coletivo e a importância do trabalho em associação, assim como visibilizar as conquistas e os desafios das organizações na redução das desigualdades de gênero. As histórias dessa categoria devem ser apresentadas por escrito e podem ser acompanhadas (opcionalmente) por imagens que as ilustrem (fotografias e/ou ilustrações). Podem participar organizações mistas que atuem com mulheres rurais.

Envio de materiais

Para participar de qualquer das categorias do concurso, os interessados devem preencher o formulário disponível e enviar histórias e/ou imagens para o e-mail [email protected], indicando a categoria que deseja concorrer. Não existe limite para o envio de materiais por pessoa ou organização. Os materiais podem ser encaminhados até o dia 31 de julho.

Campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos

Esse concurso faz parte da campanha regional de comunicação #MulheresRurais, mulheres com direitos, promovida pela FAO em toda a região.

O concurso se desenvolve em conjunto com a Reunião Especializada em Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do Brasil (SEAD) e a Unidade para a Mudança Rural da Argentina (UCAR, na sigla em espanhol). Concursos nacionais também serão lançados no Brasil e na Argentina.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-