24.7 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Legumes ao creme de milho foi a receita vencedora do Centro-Oeste

- Publicidade -

23/11/2017 09h22

Fonte: Portal MEC

O prato campeão da região Centro-Oeste, no concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, foi o de legumes ao creme de milho, feito pela merendeira Debora de Souza Leal Ribeiro, da cidade de Taquarussu (MS).

Debora considerou maravilhoso participar do concurso e mais ainda vencer a competição. Segundo a merendeira, após a repercussão do prêmio, até a consideração dos alunos por ela mudou. “Quando se fala em escola, lembramos, primeiramente, do professor e do diretor. Muitas vezes, esquecemos que a merendeira também faz parte da educação escolar; nós incentivamos os alunos a se alimentarem melhor. Após o concurso me sinto mais valorizada e respeitada”, comemora.

A competição, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, teve o objetivo de valorizar o papel dos profissionais da merenda na promoção de uma alimentação saudável e adequada nas escolas públicas brasileiras. A premiação das cinco ganhadoras – uma de cada região do país – ocorreu no dia 26 de outubro. As receitas vencedoras têm sido divulgadas na íntegra no portal do MEC.

Confira a receita dos legumes ao creme de milho:Tempo de preparo – 1 hora
Número de porções – 10

Ingredientes:
500g de cenoura crua
500g de vagem crua
600g de milho verde cru
500g de couve-flor crua
500g de carne de frango
50g de salsa crua
20g de cebolinha crua
40g de margarina vegetal sem sal
5g de alho cru
15g de sal de cozinha
1,5l de leite de vaca integral

Modo de preparo:Corte todos os legumes em pedacinhos pequenos e cozinhe de modo que fiquem firmes. Retire o milho da espiga e cozinhe metade (300g). A outra metade, bata no liquidificador com o leite, coe e reserve.

Frite o frango em cubinhos em 20g de margarina, até que fique dourado, e reserve. Junte o frango, os legumes e o milho já cozidos em uma só panela com 20g de margarina, alho e sal. Jogue, a seguir, o caldo do milho batido com leite e mexa até engrossar.

Desligue o fogo, coloque a salsinha e a cebolinha. Mexa e sirva quente.

Assessoria de Comunicação Social

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-