18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Lista de tarefa doméstica de acordo com a idade: todos podem ajudar

- Publicidade -

25/09/2016 08h30

Lista de tarefa doméstica para crianças de acordo com a idade: todos podem ajudar

Fonte: Bolsa de Mulher

Tudo o que as crianças aprendem na infância será adaptado e utilizado na vida adulta. É por esse motivo que especialistas defendem a divisão das tarefas domésticas – inclusive com os pequenos. A partir dos dois aninhos eles já podem participar das atividades mais simples e, conforme crescem, vão ganhando mais responsabilidades.

Tudo isso, além de contribuir para um lar harmonioso, soma especialmente para que a criança entenda e saiba aplicar na vida adulta os valores de cooperação e ainda aprenda sobre autonomia e independência.

Afinal, o trabalho doméstico é responsabilidade de todos que moram em uma casa e inevitavelmente algum dia eles terão que exercer essas atividades. “Quando adultos eles poderão ter ajuda de funcionários, se quiserem e puderem. Mas estou certa de que, sabendo o trabalho que dá cuidar da casa e de suas coisas pessoais, eles vão valorizar qualquer tipo de ajuda que possam ter”, comenta a personal organizer Ingrid Lisboa.

Para facilitar na hora de criar uma lista de tarefas domésticas para os filhos, a profissional separou atividades que podem ser desempenhadas pelas crianças de acordo com a idade. “Algumas crianças terão mais ou menos habilidade para cada tarefa, e algumas ainda dependem da coordenação motora do pequeno”, acrescenta Ingrid, reforçando que as dicas devem ser adaptadas de acordo com a rotina doméstica da família.

Como meu filho pode ajudar em casa?

Crianças de 2 e 3 anos

Nesta fase, os pequenos já assimilam o que os pais e cuidadores dizem, mas ainda não têm muita coordenação e nem noção de riscos. Por isso, atividades simples e lúdicas como dar comida para os bichinhos de estimação, levar a roupa suja até o cesto ou ajudar segurando os pregadores enquanto as roupas são estendidas por um adulto ou pelo irmão maior são boas ideias.

Crianças de 4 e 5 anos

Agora, eles já têm coordenação motora e altura. Então, podem lavar louças de plástico e regar as plantas – criança geralmente adora mexer com água – arrumar a própria cama e varrer ou passar pano em cômodos pequenos.

Crianças de 6 e 7 anos

Nesta fase, os pequenos já não são mais tão pequenos assim e podem se responsabilizar pelas suas próprias atividades, arrumando a cama e colocando sua roupa suja no cesto, mas também deixando todo o quarto em ordem, organizando a mochila da escola e até preparando o lanche. Ajudar no preparo das refeições com a supervisão dos pais e nas compras de mercado com lista também são funções que cabem perfeitamente ao desenvolvimento típico da faixa etária.

Crianças de 8 e 9 anos

Com o sistema motor completamente desenvolvido, as crianças dessa idade podem desempenhar as outras atividades e ainda trocar os lençóis, estender, recolher e guardar as roupas e até cozinhar pratos simples, como o arroz.

É importante, além de incluir as crianças nas tarefas da casa, programar uma rotina que permita que eles façam outras coisas, como a lição de casa e atividades livres, sem se sentirem sobrecarregados.

Lista de tarefa doméstica de acordo com a idade: todos podem ajudar

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

27 de Março – Dia do Circo

- Publicidade-