22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Mapeamento econômico e aplicativo inédito são apresentados hoje (25)

- Publicidade -

25/05/2017 10h56

Fonte: Aprosoja

A Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) apresenta hoje, quinta-feira (25), uma radiografia dos custos de produção e rentabilidade das diferentes regiões produtoras de soja e milho do Estado. Nessa ocasião, o público também conhecerá aplicativo inédito que auxiliará o agricultor no controle de gastos.

O levantamento e a ferramenta tecnológica fazem parte do projeto MEA/MS (Mapeamento da Economia Agrícola de Mato Grosso do Sul), realizado pela Aprosoja/MS e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste, que é co-realizadora do projeto, e o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

Amanhã será apresentada a realidade agrícola dos municípios de Três Lagoas, Maracaju, Sidrolândia, Ponta Porã, Iguatemi, Naviraí, Chapadão do Sul, Sonora, Costa Rica, São Gabriel e Amambai.

Metodologia

O projeto permitiu o levantamento detalhado das despesas dos agricultores sul-mato-grossenses com insumos como sementes, defensivos, fertilizantes, maquinário e manutenção de equipamentos, assim como mão de obra e preço da terra ao produtor, que se difere em casos em que a terra é do agricultor ou arrendada por ele para a atividade.

Aplicativo com dados do MEA/MS

Essas informações ficarão disponíveis em um aplicativo gratuito para smartphones, que também será apresentado na próxima quinta-feira. A ferramenta é inédita no Brasil. Os custos informados no APP criado pela Aprosoja/MS, também em parceria com a Semagro, servirão como base de dados para apoiar o produtor rural na tomada de decisões e investimentos.

No mesmo APP o agricultor poderá usar dados próprios para consultar a rentabilidade de seu negócio, dando sustentabilidade e estratégia às suas ações. O Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS) e os Sindicatos Rurais apoiam o projeto.

A apresentação dos resultados do MEA/MS – Safra 2016/2017 e do aplicativo acontece hoje, quinta-feira (25), com café da manhã a partir das 8h na sede do Sistema Famasul, na Rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-