32.6 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

O poder da informática

- Publicidade -

14/08/2017 15h49

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Ela está presente no cotidiano da maioria de nós, facilitando a execução de ações, aproximando pessoas e fortalecendo laços. A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância em nossas vidas. A sua utilização já é vista como um instrumento de aprendizagem e a sua ação no meio social vem aumentando meteoricamente.

Nesta terça-feira, 15 de agosto, comemora-se o Dia da Informática. Data que surgiu para lembrar que no ano de 1946 surgia o Eniac, o pai dos computadores modernos.

O Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Era composto por nada menos do que 17.468 válvulas, além de 1.500 relês e um grande número de capacitores, resistores e outros componentes. No total, ele pesava 30 toneladas e era tão grande que ocupava um galpão inteiro.

A informática é, talvez, a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação – ambos impensáveis sem a evolução dos computadores.

Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.
O dia 15, até pode ser um dia comum, até porque não é feriado. Mas temos que admitir, jamais aprenderíamos a viver sem nossos computadores e por isso a importância da data.

Informática também é profissão

Por estar presente em praticamente tudo que fazemos, a informática gera muitos empregos, nas diversas áreas de atuação que ela possibilita, como programadores, analistas de sistemas e técnico em montagem e manutenção, como é o caso do Luan Afonso Perez da Silva, de 23 anos, que atua há cinco anos na área da informática, dando suporte de montagem e manutenção de computadores.

Luan conta que seu primeiro emprego foi já na área de montagem e manutenção. “Eu comecei a trabalhar aos 18 anos, já na área da informática (…) Por mais que eu gostasse muito de jogar futebol, quando eu tinha 12 anos, meu pai comprou um computador lá para casa e eu via meu primo mexer e queria aprender também, então eu ficava pesquisando (…) Na adolescência pedi pro meu pai um curso técnico de informática e de lá pra cá não parei”, disse Luan, que é douradense, mas se mudou para Amambai em novembro de 2016 e desde então trabalha na Calunaty Informática.

Bônus e Ônus de trabalhar com informática

Luan conta que na sua área de atuação, bem como em várias outras, existem o bônus e o ônus. Um dos bônus, segundo ele, é a satisfação de encontrar a solução de um problema no meio daquele emaranhado de fios, peças e parafusos, bem como de informações. Já o ônus, vem de alguns clientes. “A parte chata do meu trabalho é quando alguns clientes acham que nós temos que saber de tudo e acabam sendo grossos”, explicou.

Ele ainda conta que os profissionais de TI, como são chamados encontram dificuldades de valorização.

Demanda em AmambaiDesde que começou a trabalhar na Calunaty Automação e Sistemas, Luan pôde perceber que em Amambai, as principais demandas são peças queimadas por conta das oscilações de energia e velocidade reduzida que Amambai dispõe. “Além da internet lenta que Amambai tem, acontecem também muitas oscilações de energia, que faz com que dê muitos problemas em peças, essa tem sido nossa principal demanda”, explicou.

Malefícios da informática

Apesar de muitos benefícios como aproximação de pessoas, facilidade em executar ações, entre outros, a informática possibilita a difusão de crimes e a ocultação dos criminosos, vicia as pessoas, retirando a disposição delas para outras atividades; pode se tornar uma fonte de gastos muito grande, devido a facilidade e praticidade de aquisição de diversos produtos; difunde a pornografia, o racismo e alguns crimes, expondo jovens e crianças; promove o “empobrecimento” do vocabulário e da escrita dos jovens. Por isso, é necessário atenção durante o uso.

A informática está presente no nosso cotidiano / Foto: Divulgação

Luan trabalha há cinco anos como técnico em montagem e manutenção na área da informática / Foto: Moreira Produções

Luan conta que seu primeiro emprego foi já na área de montagem e manutenção / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-