22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasileiros trocam sentimento de pessimismo por orgulho após Jogos Rio 2016

- Publicidade -

09/09/2016 14h57

Fonte: PB

A opinião do brasileiro em relação aos Jogos Rio 2016 mudou, passando do sentimento de pessimismo para orgulho, após o evento. É o que aponta o estudo realizado, desde janeiro do ano passado, pela agência de publicidade Nova/SB e pela plataforma de monitoramento digital Torabit.

A pesquisa foi divulgada na última quinta-feira (8) no Rio Media Center – centro de mídia da prefeitura, localizado na região central da cidade fluminense. A sondagem acompanhou 4,9 milhões de postagens sobre os Jogos Olímpicos, na internet, em todo o Brasil. Foram organizados mais de 140 grupos de discussão com homens e mulheres da classe C, na faixa dos 18 aos 50 anos de idade, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O estudo foi concluído em agosto deste ano.

O diretor de Planejamento da agência de publicidade Nova/SB, Sérgio Silva, disse que, ao começar a pesquisa, seis meses após a copa do mundo de futebol, pôde perceber a evolução da opinião pública desde aquela época. O discurso era crítico em relação à Olimpíada, demonstrando preocupação com a realização dos Jogos Rio 2016, diante da crise econômica no País. As pessoas comparavam a falta de legados, após o campeonato mundial de futebol em 2014, e mostravam temor de que isso se repetisse no evento olímpico.

Em julho deste ano, as preocupações passaram a ser referentes à organização do evento e à questão da segurança, por medo de atentados terroristas. Com a realização dos Jogos Olímpicos, o pessimismo acabou se transformando em orgulho pelo sucesso alcançado, para o País e o resto do mundo.

Ganhos

Foram constatados ganhos em mobilidade urbana, nas instalações olímpicas, que serão transformadas em escolas de esportes, e na geração de postos de trabalho, mesmo que temporários.

Ficou muito forte, diz Sérgio Silva, a mensagem de união, de que o povo, mesmo em meio à crise, conseguiu se unir pelo sucesso do evento e contribuiu muito para isso, por seu espírito acolhedor e festivo. “Foi o povo brasileiro que fez, efetivamente, isso acontecer”, opina o publicitário.

Redes sociais

Durante os 19 dias da Olimpíada, a plataforma Torabit analisou quase cinco milhões de postagens em redes sociais, blogs, portais e sites, escritas por 1,374 milhão de pessoas, lideradas pelo Rio de Janeiro (26% do total).

“Foi o Estado que mais produziu posts durante o período da Olimpíada”, informa Caio Tulio Costa, fundador da plataforma. A Torabit constatou que a palavra Brasil foi a mais citada nas postagens. Entre os atletas, os dez mais citados foram o jamaicano Usain Bolt, do atletismo; Neymar, do futebol do Brasil; Michael Phelps (natação dos Estados Unidos); e os também brasileiros Rafaela Silva, do judô; Thiago Braz, do salto com vara; Marta, do futebol feminino; Isaquias Queiroz, da canoagem; Flavia Saraiva, da ginástica artística; Robson Conceição, do boxe; e Bárbara Seixas, do vôlei de praia.

Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-