21.4 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Por que se presenteiam ovos de chocolate no Domingo de Páscoa

- Publicidade -

31/03/2018 08h15

Por que se presenteiam ovos de chocolate no Domingo de Páscoa

Motivos pelos quais se presenteiam ovos de chocolate ás crianças na Páscoa

Fonte: Guia Infantil

Presentear ovos de chocolate no Domingo de Páscoa não é somente uma tradição consumista como alguns pensam. Sua origem tem uma longa tradição que se tem vivido durante a Quaresma, ao longo de gerações, desde muitos séculos. Se na família de vocês existe a tradição de presentear ovos de Páscoa aos filhos na Semana Santa, seria interessante que todos conhecessem algo mais sobre essa bonita história.

Os ovos de Páscoa e o Coelho da Páscoa

A tradição dos ovos, muito arraigada nos EUA, o centro da Europa e na Inglaterra, começou devido a que os cristãos católicos que seguiam a abstinência da Quaresma e não podiam comer, entre outras coisas, ovos nem produtos lácteos. Os seguidores dessa tradição guardavam os ovos, e para mantê-los frescos eles eram banhados com uma capa fina de cera líquida. Uma vez terminada a Quaresma, eles se reuniam diante da igreja da sua cidade e se presenteavam com os ovos. Com o tempo, a igreja católica foi mudando as tradições e hoje só se recomenda a abstinência de carne na sexta-feira da Semana Santa.

No entanto, a tradição de presentear ovos no Domingo de Páscoa continuou e isso permanece em muitos países do mundo. A única diferença é que antes se pintavam e decoravam ovos de galinha e de pavão para presentear em pequenos cestos.

Ainda que em muitos países algumas pessoas continuem a presentear ovos de galinha, desde o princípio do século XIX se presenteiam também os ovos de chocolate, os preferidos das crianças, é claro.

Em muitas culturas, os ovos representam ‘vida’ e ‘fertilidade’, e tanto em Roma como na Grécia, se presenteavam ovos pintados nas festas e festivais de primavera. Se falarmos dos ovos como símbolo cristão, esses ovos têm sentido de uma ‘vida nova’, tal como significa a palavra Páscoa. Uma vida que nos dá o Jesus Cristo ressuscitado.

Daí você podem me perguntar: ‘aonde entra nessa história o coelho?’ O coelho já tinha sido uma fantasia inventada pelos pais para dar uma pitada de fantasia ao domingo de Páscoa. As crianças acreditam que é o coelho que traz os ovos para elas.

Os pais escondem os ovos de chocolate pelo jardim, ou pela casa e as crianças vão buscá-los no domingo de Páscoa. O coelho é um personagem para a Páscoa, assim como o Papai Noel é para o Natal. Em todo o caso, acredito que com ovos de chocolate ou sem eles, a Páscoa não mudará o seu sentido para os cristãos.

Uma Feliz Páscoa para todos!

Por que se presenteiam ovos de chocolate no Domingo de Páscoa

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-