23.9 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Roer unhas é hábito ligado a um aspecto da personalidade – e não é a ansiedade

- Publicidade -

11/12/2016 10h30

Fonte: Bolsa de Mulher

Comportamentos repetitivos como roer unhas, arrancar as cutículas ou pele de outras partes do corpo ou os cabelos estão relacionados com algumas características das personalidades das pessoas, segundo estudo da Universidade de Montreal, no Canadá.
Significado de roer unhas

De acordo com os pesquisadores, pessoas com esses hábitos tendem a ser perfeccionistas, são incapazes de relaxar e executar as suas tarefas em um ritmo “normal”.

“São, portanto, propensos à frustração, impaciência e insatisfação quando não atingem seus objetivos. Também experimentam níveis altos de tédio”, explica um dos autores da pesquisa, Kieron O’Connor.

Os participantes do estudo publicado na revista científica PubMed passaram por quatro testes. Todos eles provocaram sentimentos diferentes. O objtivo era entender o que levava ao comportamento repetitivo.

Os dois primeiros foram vídeos sobre acidentes de avião e sobre ondas do mar, para provocar estresse e relaxamento.

Para causar frustração, eles tinham que realizar tarefas difíceis, mas que eram chamadas de simples pelos avaliadores. E o tédio era incitado ao deixar o voluntário sozinho em uma sala por 6 minutos.

Os resultados, então, sugeriram que as pessoas com esses comportamentos não agem assim só por causa de nervosismo.

“Eles podem, inclusive, se beneficiar de tratamentos para reduzir a frustração e o tédio e modificar as crenças perfeccionistas”, aponta a psicóloga Sarah Roberts, outra das autoras do estudo.

Roer unhas é hábito ligado a um aspecto da personalidade - e não é a ansiedade

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-