25.6 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Surpreenda na sua ceia natalina com esta deliciosa receita de vatapá de frango

- Publicidade -

24/12/2017 07h30

Confira a receita e arrase com o sabor do nordeste na sua ceia de natal

Fonte: Midia Max / Guilherme Cavalcante

As ceias de natal dos brasileiros são bastante diferentes, dependendo da região. Porém, existe um ponto no qual elas coincidem: são sempre fartas de comidas deliciosas, cada membro da família levando um prato especial, incluindo aí os tradicionais peru assado e pernil suíno.
Porém, a culinária regional também tem conquistado as mesas brasileiras nessas ocasiões especiais. E o vatapá de frango surge como uma excelente pedida para variar o cardápio natalino com uma pegada nordestina. Feito basicamente de frango e pão, a iguaria baiana de origem africana compõe bem à mesa e além de delicioso é fácil de fazer.

Confira a receita, que rende para cerca de 20 pessoas, e arrase na sua ceia de natal. Boas festas!

Vatapá de frango

Ingredientes – para o frango

2kg de peito de frango
1 tomate grande picado em cubinhos
2 cebolas grande picadas em cubinhos
1 pimentão grande picado em cubinhos

6 tabletes de caldo de frango
12 dentes de alho triturados
1 xícara de suco de limão
1/2 xícara de azeite de oliva
1/2 maço de salsinha picada
Pimenta-do-reino a gosto
Ingredientes – para o mingau
12 pães franceses ‘dormidos’
2 litros de leite integral
Caldo do frango

Para a preparação
100ml de azeite de dendê
Pimenta-do-reino e sal à gosto
1 vidro de leite de coco
1/2 maço de salsinha

Modo de preparo

Tempere o frango com 6 cabeças de alho trituradas, salsinha, suco de limão, azeite e pimenta-do-reino e deixe marinar por algumas horas na geladeira. Na sequência, refogue o tomate, 1 cebola e o pimentão no azeite em uma panela de pressão, adicione os tabletes de caldo de frango e adicione o que sobrou da marinada até que os tabletes dissolvam. Na sequência, deposite o frango e complete com água. Tampe a panela e deixe na pressão por cerca de 20 minutos. Após isso, reserve o caldo e desfie o frango.

Em uma tigela grande (que possa ser guardada na geladeira), deixe o pão imerso no leite e no caldo de frango que sobrou por cerca quatro horas. Após isso, o pão dissolverá. Processe a mistura no liquidificador até obter um caldo homogêneo.

Na panela, refogue o restante do alho e a cebola no azeite de dendê até dourar. Em seguida, refogue o frango desfiado até ficar amarelinho. Depois adicione o mingau, o leite de coco e o restante da salsinha e misture cuidadosamente até levantar fervura. O caldo vai estar grosso, com consistência bem cremosa, e seu vatapá estará pronto.

Dicas

Esta receita é fácil de fazer, apesar de um pouco demorada. Funciona melhor se, em um dia, fizer o frango e deixar reservado e no dia da ceia iniciar o preparo apenas do mingau e o restante da receita.

Para desfiar o frango com facilidade, indica-se agitar a panela de pressão ou usar uma batedeira, de forma que os fios de frango ficarão maiores e mais perceptíveis no vatapá, o que vai deixar tudo mais saboroso!

Como os tabletes de caldo de frango já levam sal em seu preparo, deixe para acertar o sal do vatapá somente no final, quando a receita estiver quase pronta.

Foto: Divulgação

(Reprodução/Pinterest)

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-