22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Você sabe por que é que as mãos transpiram quando ficamos nervosos?

- Publicidade -

18/06/2017 07h30

Fonte: Mega Curioso

Você já percebeu que, algumas vezes, quando ficamos muito nervosos ou estamos prestes a encarar uma situação desafiadora, as palmas das nossas mãos começam a transpirar? Essa reação, embora seja desconfortável, é bem comum, e acontece até com as pessoas mais confiantes do mundo. No entanto, por que é que isso ocorre justamente com as mãos?

De acordo com o pessoal do Today I Found Out, as mãos transpiram em algumas situações devido à estimulação de um tipo específico de glândula sudorípara relacionada com o sistema nervoso simpático, que é o que controla as respostas do organismo em situações de luta e fuga. Mas, para saber como tudo isso ocorre, primeiro é necessário entender o complexo funcionamento dessas glândulas.

Tipos de glândulas

Segundo o Today I Found Out, os humanos contam com três tipos diferentes de glândulas sudoríparas: as écrinas, as apócrinas e um terceiro tipo de glândula mais desenvolvida e que apresenta características das duas anteriores. As écrinas constituem a maioria das glândulas sudoríparas presentes no organismo, e sua principal função é a de controlar a temperatura corporal.

Elas se concentram especialmente em algumas áreas do corpo — como as plantas dos pés, testa e nas palmas das mãos —, e quando são estimuladas, liberam um líquido incolor e inodoro que evapora e, consequentemente, resfria a nossa temperatura quando ela está muito elevada. Já as glândulas apócrinas se concentram na região genital e nas axilas, e produzem uma substância menos fluída e mais oleosa que é liberada nos folículos capilares.

O terceiro tipo de glândula, a que apresenta características de écrinas e apócrinas, também se concentra nas axilas e na região genital, e é capaz de produzir o suor sete vezes mais depressa do que as outras glândulas. Aliás, existe uma condição chamada hiperidrose, na qual os indivíduos que sofrem dela transpiram mais do que o normal, e acredita-se que o problema possa estar relacionado com o funcionamento dessas glândulas “mistas”.

Você deve ter se perguntado sobre o cheirinho desagradável que algumas vezes surge acompanhado do suor. Na verdade, o odor é o resultado da ação de bactérias presentes em determinadas regiões do corpo, que reagem com os fluídos liberados pelo organismo produzindo o mau cheiro.

E as mãos com isso?

Em situações nas quais o organismo precisa diminuir a temperatura corporal — como quando estamos praticando atividades físicas, por exemplo —, ocorre a liberação de neurotransmissores (como a dopamina, a epinefrina, a norepinefrina e a acetilcolina) que ativam o funcionamento das glândulas sudoríparas. Mas, e no caso das mãos?

Quando as glândulas écrinas — as que se concentram na testa, pés e mãos, lembra? — são estimuladas pelo sistema nervoso para regular a temperatura corporal, essa ordem é enviada a partir de uma área do cérebro chamada hipotálamo. Por outro lado, quando ficamos nervosos, o estímulo é enviado a partir do neocórtex e dos centros límbicos. A mágica da transpiração das mãos ocorre devido à resposta enviada dessas diferentes regiões cerebrais.

Assim, quando o estímulo é provocado pelo estresse emocional, em um primeiro momento são as glândulas écrinas presentes nos pés, face, axilas e mãos as que são ativadas, além de ocorrer uma constrição dos vasos sanguíneos. No entanto, quando a resposta é enviada pelo hipotálamo, ocorre o contrário, ou seja, uma dilatação dos vasos que, por sua vez, provoca um aumento no fluxo sanguíneo próximo à pele para ajudar a reduzir a temperatura corporal.

E por que isso acontece?

A teoria mais aceita de por que os seres humanos evoluíram para apresentar esse complexo sistema sugere que a transpiração emocional — e o aumento da umidade nas mãos — ajudaria a melhorar a sensibilidade no caso de que seja necessário lutar com algum inimigo, caçar ou escalar uma superfície qualquer.

Já o suor generalizado — que ocorre em resposta ao estímulo enviado pelo hipotálamo — ajudaria a reduzir a temperatura corporal no caso de que essas atividades físicas intensas acabem acontecendo. Além disso, neste segundo caso, também ocorreria a liberação de odores e feromônios, que não só enviariam sinais aos inimigos ou animais, mas também indicariam a possíveis parceiros quem seria o melhor candidato natural para o acasalamento.

Foto: Divulgação

Fonte da imagem: shutterstock

Fonte da imagem: shutterstock

Fonte da imagem: shutterstock

Fonte da imagem: pixabay

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-