28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

CBF informa critérios técnicos para 2018

- Publicidade -

18/09/2017 16h21

Fonte: CBF

A CBF enviou ofício aos clubes das Série A e B do Campeonato Brasileiro para informar sobre novas etapas a respeito do seu projeto de Licenciamento de Clubes, entre elas a gradação dos critérios técnicos que serão aplicados para a obtenção das licenças durante a temporada de 2018. Neste primeiro momento, os itens a serem observados tratam, dentre outros assuntos, sobre Categorias de Base, Equipe principal, Área Médica, Futebol Feminino, Estádios, Centros de Treinamento, Gestão Executiva e Informações Financeiras.

– A CBF dá mais um passo importante no processo de implementação do Licenciamento de Clubes, projeto que vem para revolucionar a estrutura do futebol brasileiro. São medidas que buscam o aperfeiçoamento e modernização das entidades esportivas e, consequentemente, a melhoria da indústria do futebol. É importante ressaltar que as medidas não serão para criar dificuldades para o clubes, mas, de forma gradual, implementar mudanças que levarão nosso futebol para um outro patamar – explica Reynaldo Buzzoni, diretor de Registro, Transferência e Licenciamento de Clubes.

Os clubes da Série A terão que enviar à CBF as informações e documentos solicitados até o dia 22 de outubro. A entrega será feita por meio eletrônico. Para facilitar, a CBF também editou manual específico sobre o licenciamento.

Mais sobre o Licenciamento de clubes:

Em outubro de 2016, com a publicação do documento intitulado FIFA 2.0: The Vision for the Future (Visão para o Futuro), a FIFA consolidou sua estratégia para fortalecimento do futebol mundial, apontando o licenciamento de clubes como ferramenta essencial para se alcançar a profissionalização e o desenvolvimento de forma ampla ao longo dos próximos anos.

A CBF alinhada com a visão da FIFA deu início à adoção de programa próprio para o licenciamento de clubes no Brasil, com a edição de seu Regulamento de Licença de Clubes em fevereiro de 2017, tendo também como referência o Reglamento de Licencias de Clubes, aprovado pelo Comitê Executivo da CONMEBOL.

Consequentemente, a partir deste ano, como requisito para que possam disputar o Campeonato Brasileiro de Clubes da Série A e competições internacionais da CONMEBOL em 2018 (Copas Libertadores, Sul-Americana e Recopa), os clubes profissionais brasileiros deverão se comprometer com padrões mínimos em áreas-chave do futebol, conforme os critérios técnicos adotados.

ANEXOSOfício CBF – Licenciamento de ClubesManual de Licenciamento de Clubes (Temporada 2018)

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-