14.6 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Centro-Oeste no roteiro da tocha

- Publicidade -

07/10/2015 14h07 – Atualizado em 07/10/2015 14h07

Fonte: MTur

A Tocha Olímpica vai passar por mais de 300 municípios brasileiros a partir de maio de 2016 e será conduzida por mais de 12 mil pessoas em todo o país. No Centro-Oeste a chama pernoitará no Distrito Federal e em seis cidades da região, incluindo todas as capitais estaduais. Turistas e moradores da região poderão acompanhar ainda partidas das disputas de futebol em Brasília, uma das seis cidades-sede da modalidade.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o revezamento da tocha será a oportunidade de nacionalizar os ganhos da Olimpíada. “Uma equipe do governo federal está rodando o Brasil para preparar o tour da tocha. O revezamento é uma estratégia fundamental para a mobilização do país em torno dos jogos e nos ajudará a amplificar os ganhos de imagem. Nossa ideia é que o percurso vire um grande evento turístico, que as cidades se organizem, as ruas se enfeitem, e que nosso povo se destaque mais uma vez por sua hospitalidade”.

Quem quiser participar do revezamento da tocha pode indicar alguém para carregá-la até 15 de outubro. A indicação pode ser feita pela internet e deve conter uma justificativa do motivo pelo qual a pessoa merece carregar a tocha. Depois é preciso aguardar a resposta da equipe avaliadora.

Para reforçar a importância do evento, o ministro reúne nesta quarta-feira (7) em Brasília, lideranças do setor para debater questões como a promoção do destino Brasil, a recepção aos visitantes e o legado para os próximos anos.

“Precisamos aproveitar essa oportunidade, em que a publicidade vai focar no destino Brasília, e não medir esforços de comunicação para que as mensagens cheguem aos interessados e motivem viagens”, diz o secretário de Turismo de Brasília, Jaime Recena.

Turismo na região – Entre os destaques turísticos da região estão cidades como Caldas Novas (GO), município conhecido por ter a maior estância hidrotermal do mundo e Cuiabá (MT) – porta de entrada para destinos como o Pantanal e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Brasília (DF), que sediará partidas do futebol olímpico, se destaca pela arquitetura modernista.

Goiânia (GO) é famosa pela gastronomia com receitas como o arroz com pequi, o empadão goiano, a pamonha, a galinhada e o peixe na telha. Em Campo Grande (MS), o ecoturismo é uma das atividades mais procuradas pelos turistas.

Dentro do Mapa do Turismo Brasileiro, a região conta com cinco cidades categorizadas como A, 15 como B e 54 como C. A metodologia vai até a letra E, e foi feita a partir de quatro variáveis: quantidade de empregos gerados, quantidade de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, fluxo de turistas domésticos e fluxo de turistas estrangeiros. Desde 2003, o Ministério do Turismo investiu mais de R$ 846 milhões em obras de infraestrutura no Centro-Oeste.

Grandes eventos – A experiência com a Copa do Mundo mostra que as visitas de turistas não se limitam às cidades de competição: durante o torneio de futebol, mais de um milhão de estrangeiros conheceram 491 cidades brasileiras. Desses visitantes, 95% revelaram a intenção de voltar ao Brasil e 65% apontaram a Olimpíada como principal motivador para o retorno.

Veja se a tocha vai passar perto de você:

Mato Grosso: Cuiabá
Goiás: Anápolis, Goiânia, Caldas Novas
Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados
Distrito Federal: Brasília

Centro-Oeste no roteiro da tocha

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-