18.2 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Dez esportes radicais para praticar no verão

- Publicidade -

29/01/2012 07h45 – Atualizado em 29/01/2012 07h45

Fonte: Brasil 247

Turismo de aventura e natureza está diretamente ligado a esportes radicais. Quem nunca sonhou em saltar de pára-quedas, escalar uma montanha ou mergulhar em águas cristalinas? Para você que curte adrenalina, o ViajeMe preparou um guia de dez esportes radicais que você pode praticar neste verão. “São atividades recreativas que envolvem desafio e riscos avaliados e que proporcionam sensações diversas e novidade”, como classifica o Ministério do Turismo.

Aliás, aproveite esses esportes e alie com roteiros para dar sua dica para a promoção #viagem247, que está na sua segunda semana e tem como tema turismo de aventura e natureza. Confira o regulamento na página do ViajeMe no Face.

Dez esportes radicias:

1. Bungee Jumping

Salto de estruturas muito altas com o corpo amarrado em uma corda elástica (bungee). Após alguns segundos em queda livre, o praticante é puxado de volta pela corda elástica ao atingir o ponto de máxima elasticidade, entrando em um movimento de vai e vem, até parar.

2. Mergulho

Existem três tipos de mergulho: livre, autônomo e o dependente ou semi-autônomo. O mergulho livre ou de apneia é a modalidade em que o mergulhador não usa equipamentos para respiração subaquática. No mergulho autônomo, o mergulhador é auxiliado por equipamentos que ele carrega consigo, que lhe permitem respirar debaixo d’água. Já no mergulho dependente, o suprimento de ar não é levado pelo próprio mergulhador, sendo a alimentação feita a partir da superfície por intermédio de um compressor de ar e de uma mangueira.

3. Montanhismo e rapel

Montanhismo é a prática de subir montanhas por meio de caminhada ou escalada. Já o rapel consiste em utilizar técnicas verticais para vencer obstáculos naturais como penhascos e paredões. É muito utilizado por diversas atividades como escaladas e corridas de aventura.

4. Paraquedismo e parapente

O paraquedismo é praticado por desportistas que saltam de aeronaves ou lugares fixos. Eles usam um pára-quedas para diminuir sua velocidade de queda, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais. Parapente é uma espécie de planador, feito de tecido sintético resistente, em que se que aproveitam as condições meteorológicas para o voo. A decolagem pode ser feita de montanhas ou encostas elevadas.

5. Rafting

É a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Antes de começar qualquer descida de rafting o condutor da atividade passa a todos os participantes detalhadas instruções de conduta relativas à segurança. O cumprimento das regras é fundamental para a segurança de todos.

6. Corrida de aventura

São competições multiesportivas que envolvem várias modalidades de esportes de aventura. São realizadas em ambiente natural e têm como característica uma logística complexa, tanto na organização dos eventos como na formação e preparação das equipes de atletas. Por envolver muitas atividades esportivas, a quantidade de equipamentos utilizada pelos atletas é grande e a maioria é requerida obrigatoriamente pela organização da prova. Não há um formato obrigatório, mas o mais utilizado é com equipes de dois a quatro atletas que precisam percorrer um trajeto marcado em mapas e cartas topográficas que são fornecidos pela organização do evento.

7. Surf

É uma prática desportiva marítima, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados ao acompanhar o movimento de uma onda do mar sobre uma prancha, à medida que essa onda se desloca em direção à praia.

8. Voo Livre

É um esporte radical, com voo não motorizado, que utiliza as térmicas para realizar voos locais ou de grande distância, possibilitando alterar tanto a velocidade quanto a trajetória e ainda escolher o local de pouso. O voo é silencioso. O piloto pode perceber a estrutura espacial e as variações dos vórtices do escoamento atmosférico de maior ou menor dimensão em relação à dimensão da aeronave.

9. Arvorismo

É a travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas. A atividade é muito utilizada para lazer e recreação, mas também para estudos de fauna e flora das camadas mais altas da floresta.

10. Mountain Biking

É uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. É praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, em montanhas, dentro de parques e até na cidade. Envolve resistência, destreza e autossuficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de autossuficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

Alguma dica? Algum esporte que ficou de fora? Dê sua opinião.

Dez esportes radicais para praticar no verão

Dez esportes radicais para praticar no verão

Dez esportes radicais para praticar no verão

Dez esportes radicais para praticar no verão

Dez esportes radicais para praticar no verão

Dez esportes radicais para praticar no verão

Dez esportes radicais para praticar no verão

Dez esportes radicais para praticar no verão

Dez esportes radicais para praticar no verão

Dez esportes radicais para praticar no verão

Dez esportes radicais para praticar no verão

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-