21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Unesco diz que o “esporte é o motor para a igualdade”

- Publicidade -

06/04/2017 13h11

Fonte: Rádio ONU

Diretora-geral da agência afirmou que “não existe nenhuma plataforma mais poderosa do que o esporte para nutrir os valores compartilhados pela ONU”; Irina Bokova afirmou que a prática é a forma de incluir todas as pessoas.

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova, afirmou que o “esporte é o motor para a igualdade, especialmente a igualdade de gênero”.

Bokova fez a declaração para marcar o Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento, esta quinta-feira 6 de abril.

Idioma

Num evento realizado na sede das Nações Unidas em comemoração à data, o presidente da Associação Mundial dos Atletas Olímpicos, Joël Bouzou, falou sobre o assunto.

“O esporte é global, o esporte é neutro e o esporte é um idioma. Um idioma que você pode praticar apesar das diferenças étnicas, sociais, políticas ou religiosas.”

Segundo ele, nos últimos quatro anos mais de 100 mil projetos tendo em vista o esporte para a paz e o desenvolvimento foram realizados em 170 países em cinco continentes.

Paixão

A Unesco afirmou que o esporte é uma paixão compartilhada por mulheres e homens no mundo inteiro. É uma força pelo bem-estar físico e pelo empoderamento social.

A chefe da agência da ONU afirmou que “não existe nenhuma plataforma mais poderosa do que o esporte para nutrir os valores compartilhados pelas Nações Unidas, como a solidariedade, a responsabilidade, o respeito e a honestidade”. Ainda na lista, estão trabalho em equipe, igualdade e autoestima.

Bokova disse que o esporte é uma forma de inclusão, abrigando refugiados e migrantes, lutando contra estereótipos e fortalecendo as bases para a paz em sociedades saudáveis.

A inatividade física causa mais de 3 milhões de mortes por ano. Por isso a Unesco se juntou à Organização Mudial da Saúde, OMS, para combater o sedentarismo.

Segundo Bokova, o trabalho começa com as crianças realizando educação física nas escolas. A iniciativa pede novos compromissos e recursos de todas as camadas da sociedade.


A Unesco afirmou que o esporte é uma paixão compartilhada por mulheres e homens no mundo inteiroFoto: Divulgação


- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-