22.3 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vôlei de Praia: Brasil conquista resultados históricos e vagas nas Olimpíadas

- Publicidade -

07/07/2015 13h17 – Atualizado em 07/07/2015 13h17

Vôlei de Praia: Brasil conquista resultados históricos e vagas nas Olimpíadas

Fonte: Ministério do Esporte

Pela primeira vez na história o Campeonato Mundial de vôlei de praia teve um pódio composto por três duplas do mesmo país. Neste sábado (04.07), Agatha e Bárbara conquistaram o título ao derrotar as compatriotas Taiana e Fernanda na decisão por 2 x 0, parciais de 21/18 e 22/20. Para completar, Maria Elisa e Juliana venceram as alemãs Holtwick e Semmler na disputa do terceiro lugar por 2 x 1 (23/25, 21/18 e 15/9) e ficaram com a medalha de bronze.

A festa brasileira ficou ainda maior no domingo (05.07), com o ouro e o bronze na disputa masculina. Calando uma arena lotada em Haia, na Holanda, com mais de cinco mil pessoas, Alison e Bruno Schmidt venceram em uma virada incrível os holandeses Reinder Nummerdor e Christiaan Varenhorstpor por 2 sets a 1 (21/12, 14/21, 20/22). Na superação, os brasileiros salvaram cinco match points adversários. A campanha teve oito vitórias e apenas dois sets perdidos em todo torneio. Pedro Solberg e Evandro superaram os norte-americanos Theo Brunner e Nick Lucena na disputa do bronze, vencendo por 2 sets a 0 (22/20, 21/13).

Assim como no feminino, o Brasil também assegura a segunda vaga do país nos Jogos Olímpicos de 2016. A conquista, porém, pertence ao país campeão do Campeonato Mundial, e não ao time vencedor. A classificação também poderia ser obtida por meio do Continental Cup, do Circuito Mundial e da Repescagem Mundial. A primeira vaga já era garantida pelo fato de o Brasil ser o país-sede.

Histórico

Com as cinco medalhas conquistadas em seis disputadas, o Brasil consegue o melhor desempenho da história dos Mundiais, disputados a cada dois anos desde 1997. O resultado também deixa o país em larga vantagem no quadro de medalhas dos Campeonatos Mundiais. São 29, sendo 14 no masculino (seis ouros, quatro pratas e quatro bronzes) e outras 15 no feminino (cinco ouros, cinco pratas e cinco bronzes). Os Estados Unidos aparecem em segundo, com 14 medalhas no total, seguidos pela Alemanha, com cinco.

Apoio

Dos 16 brasileiros que representaram o país no Campeonato Mundial de vôlei de praia, 11 são contemplados pelo programa Bolsa Pódio, do governo federal. São eles: Agatha, Alison, Bárbara, Bruno Schmidt, Emanuel, Evandro, Maria Elisa, Pedro Solberg, Ricardo, Talita e Vitor Felipe.

Feminino

Além do título mundial, Agatha ainda foi eleita a melhor jogadora da competição. “Para mim é muito louco, minha cabeça está nas nuvens. Não consigo acreditar. Não tenho palavras para este momento”, declarou a brasileira após a conquista inédita.

O jogo de sábado coroou a campanha perfeita de Agatha e Bárbara na Holanda. A dupla do Brasil terminou a competição invicta, somando oito vitórias em oito jogos. As atuais líderes do ranking mundial venceram sete partidas por 2 x 0, tendo perdido apenas um set para as canadenses Broder e Valjas na primeira rodada da fase eliminatória.

Masculino

O título representa uma importante marca para Alison, que venceu a competição em 2011, ao lado do ex-parceiro Emanuel, e ficou com a prata ao lado de Harley, em 2009. Ele se iguala a Adriana Behar e Shelda, vencedoras em 1999 e 2001, ficando atrás apenas de Emanuel, tricampeão do torneio. Tudo isso, apenas cinco meses após o ‘Mamute’ retornar de duas operações. Já Bruno Schmidt conquista sua primeira medalha em um Campeonato Mundial.

“As conquistas na Holanda em um ano pré-olímpico geram duas coisas importantes à nossa preparação. A primeira é o respeito do vôlei de praia brasileiro, gerando pressão aos adversários. A segunda é um treinamento emocional aos nossos atletas, que estão fora da zona de conforto, brigando pela conquista de uma vaga para representar o país em 2016. O saldo desse Mundial é muito positivo. Além das medalhas, as oito duplas foram às oitavas de final, depois tivemos cinco times nas semifinais feminina e masculina. Isso é fantástico e mostra que estamos no caminho certo”, analisou Franco Neto, gerente de seleções.

Vôlei de Praia: Brasil conquista resultados históricos e vagas nas Olimpíadas

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-