25.6 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

1º de Agosto – Dia Mundial da Amamentação

- Publicidade -

01/08/2014 07h42 – Atualizado em 01/08/2014 07h42

Fonte: Blumenews

A amamentação, quando praticada de forma exclusiva até os seis meses de vida do bebê e complementada com alimentados apropriados até os dois anos de idade ou mais, é de extrema importância para o crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças na infância e idade adulta.

Evidências científicas atuais comprovam que o leite humano proporciona melhor desenvolvimento infantil, com elevação no nível de inteligência nas crianças amamentadas no peito. Para incentivar essa prática, a mãe deve ter acesso às informações corretas e adequadas sobre o aleitamento natural, sobre os riscos dos leites artificiais e as vantagens da amamentação no fortalecimento do vínculo mãe-filho e na prevenção da violência.

Para fazer com que as mães consigam amamentar exclusivamente, até os seis meses, a OMS e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) recomendam ainda:

1) iniciar a amamentação nas primeiras horas de vida da criança; 2) amamentação exclusiva, ou seja, o lactante recebe apenas leite materno, sem nenhum outro alimento ou líquido, nem mesmo água; 3) que a amamentação aconteça sob demanda, ou seja, todas as vezes que a criança quiser, dia e noite; 4) não usar mamadeiras nem chupetas.

A instituição desta data visa apoiar e promover a prática da amamentação natural para o combate à desnutrição e à mortalidade infantil e também difundir e possibilitar a troca de tecnologias em bancos de leite. O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo.

1º de Agosto - Dia Mundial da Amamentação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-