22.2 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

24 de Junho – Dia de São João

- Publicidade -

24/06/2014 07h51 – Atualizado em 24/06/2014 07h51

Aprenda 7 simpatias para ter sorte no amor e na vida no dia de São João

Fonte: Calendarr e Diário Catarinense

O Dia de São João é comemorado no dia 24 de Junho. São João é conhecido como o “Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos.

Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão e outros.

Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina: pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho e, segundo a outra teoria, seria uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.

Origem do Dia de São João

O Dia de São João é comemorado em 24 de Junho pois é a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.

A Festa Junina de São João

O São João é uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de São João também possui várias comidas e doces típicos, como:

  • rapaduras,
  • amendoim,
  • bolo de milho,
  • curau,
  • canjica,
  • bolo de aipim,
  • paçoca

Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece na maioria das cidades grandes.

Confira algumas simpatias para pedir aquela forcinha para o santo no amor e na vida:

Simpatia dos papéis mágicos

Na noite de São João, escreva em vários papéis o nome de pretendentes. Enrole e coloque em uma bacia ou banheira com água. Aquele que se desenrolar primeiro será o futuro namorado.

Simpatia da loteria

Sonhar com um bicho ou números de loteria na véspera de São João, significa que vai ganhar com certeza. Não deixe de jogar.

Simpatia para descobrir o nome do futuro marido ou mulher

Na noite de São João, do dia 23 para o dia 24, enfie uma faca virgem em uma bananeira. No dia seguinte a primeira letra do nome da pessoa com quem você vai se casar aparecerá na lâmina.

Simpatia para descobrir namorado(a)

Em uma festa de São João, o interessado deve levar um pouco de sal embrulhado em um guardanapo. Coloque um pouco, sem que ninguém perceba, nos salgados que serão servidos e diga mentalmente: “A boca que este sal provar é daquele que vai me amar”. Depois e só ficar de olho e ver o primeiro a comer.

Simpatia para obter proteção e alegria

Junte cravos e folhas de alecrim e manjericão em uma bacia com água e deixe descansar. No dia de São João, tome um banho e jogue a mistura no corpo, do pescoço para baixo, pedindo a proteção dele. Enxugue-se apenas de leve.

Simpatia na fogueira

Com um papel branco à mão, coloca-se por cima da fogueira, sem queimar. Vai-se rezando uma Salve Rainha, girando o papel e a fumaça vai fazendo um desenho, cuja figura é o rosto do futuro marido ou esposa.

Simpatia com vela

Na beira da fogueira, o solteiro (a) coloca uma bacia, um prato ou uma tigela com água e acende uma vela, que não pode apagar. Começa a rezar uma Ave Maria enquanto os pingos da vela vão caindo na água. No final da reza, a letra formada é o nome da futura esposa (marido).

24 de Junho - Dia de São João

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-