26.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

26 de Fevereiro – Dia do Comediante Brasileiro

- Publicidade -

26/02/2015 07h42 – Atualizado em 26/02/2015 07h42

Fonte: Aspirante Profissional

Na Grécia Antiga eram feitas periodicamente festas em homenagem à divindade Dionísio. Tais festas celebravam a fertilidade das colheitas passadas e igualmente pedir boas colheitas para os futuros plantios.

Nessas festividades que duravam cerca de 6 dias, eram entoados alguns cânticoS, chamados de Ditirombos e foram esses cânticos que pouco a pouco foram sendo encenados e deram origem ao teatro grego e aos seus 2 modelos de narrativa: A Tragédia e a Comédia. A Tragédia tem como origem a palavra grega Tragoidia que é a junção de duas palavras: Tragos=Bode/Cabra e Oide=Canto.

Tragédia seria o Canto do Bode, em uma interpretação mais livre, um canto triste, um lamento. A Tragédia geralmente narrava Histórias onde o homem virtuoso não aceitava as vontades divinas, se revoltava, era punido e depois aprendia a lição que os Deuses tentavam lhe ensinar. Seus primeiros autores foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.

A Comédia, tem como origem a palavra Komoidia que é a junção de duas palavras: Komos = Procissão jocosa, engraçada e Oidé=Canto. Comédia seria o canto engraçado. A Comédia narra basicamente as desventuras do homem comum ante as dificuldades cotidianas. Seu primeiro autor foi Aristófanes e suas peças criticavam políticos e práticas culturais da sociedade. Por exemplo em sua peça chamada Lisístrata, acontece uma greve de sexo onde tanto as mulheres de Atenas quanto de Esparta submetem seus maridos para que façam a paz entre as duas cidades rapidamente.

Você sabia? Entre a Tragédia e a Comédia nos tempos Gregos existia uma escala de valor: A Tragédia era a mais nova e tratava de assuntos mais elevados, nobres com a relação do Homem com o Divino e era apreciada pela elite Grega. Já a Comédia era cerca de 50 anos mais nova e tratava de fatos ordinários da vida e era mais apreciada pelas classes populares.

Divina Comédia: “Mas Christian, e a Divina Comédia ?”. A Divina Comédia foi escrita entre 1303 e 1321 por Dante Alighieri e narra a trajetória do próprio autor, Dante ao ter que atravessar os 3 reinos após a morte, que são: O Inferno, O Purgatório e o Paraíso. O ter,o comédia vem fundamentalmente pela mesma razão dos Gregos, de ser uma narrativa para o público popular.

O primeiro registro de comédia no cinema foi um curta-metragem feito pelos irmãos Lumiére em 1895 e se chama “O Regador Regado”.

26 de Fevereiro - Dia do Comediante Brasileiro

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-