29.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

30 de Agosto – Dia Nacional de Conscientização Sobre Esclerose Múltipla

- Publicidade -

30/08/2014 07h37 – Atualizado em 30/08/2014 07h37

Fonte: Unicamp

A data foi escolhida em comemoração ao aniversário da fundadora da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, Ana Maria Amarante Levy e instituída em 2006. Ao contrário do que muitos pensam, a esclerose múltipla (EM) não é uma doença que afeta a memória e atinge pessoas mais idosas.

A patologia costuma acometer frequentemente adultos na faixa etária entre os 20 e 50 anos e idade, principalmente mulheres, na proporção 2:1, sendo mais comum em caucasianos.

A esclerose múltipla compromete o sistema nervoso central (SNC) que compreende o cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal. A doença foi descrita inicialmente, em 1868, pelo neurologista francês Jean Martin Charcot, que a denominou “Esclerose em Placas” descrevendo áreas circunscritas endurecidas que encontrou disseminada pelo SNC ao realizar autópsias. Também é caracterizada como doenças desmielinizante, pois lesa a mielina, um complexo de camadas lipoprotéicas que envolvem e isolam as fibras nervosas, também chamadas de axônios, prejudicando a neurotransmissão. A desmielinização interfere na transmissão do impulso nervoso diminuindo a velocidade de condução dos impulsos produzindo diversos sintomas.

A etimologia da doença é desconhecida, mas acredita-se que esteja associada a processos autoimunes, desencadeados pela ação patogênica de um determinado agente infeccioso. De acordo com especialistas, a incidência da doença é maior em zonas temperadas da Terra, em países do hemisfério norte, por exemplo, o número de casos pode ser superior a 80 em cada 100 mil habitantes. No Brasil, ou em zonas equatoriais, a incidência é de 18 casos em cada 100 mil habitantes. Pessoas com familiares que possuem EM podem ter a chance de desenvolver a doença até 30 vezes maior, dependendo do número de indivíduos doentes e o grau de parentesco.

Segundo o neurologista Benito Damasceno, coordenador do ambulatório de Esclerose Múltipla do HC os sintomas da doença são decorrentes do local onde a lesão acontece. Os mais comuns, diz, são a perda da visão ou visão dupla, formigamentos, tremores, fadiga, redução da força, dificuldade na fala, urgência ou incontinência urinária, transtornos cognitivos e emocionais. Estes sintomas podem ser leve, moderados ou intensos e surgem de maneira imprevisível, podendo evoluir em surtos ou de maneira lenta e progressiva.

A EM apresenta-se em alguns tipos, a Esclerose Múltipla Remitente Recorrente (EMRR) ou surto remissão, em que a evolução ocorre em surtos cujos sintomas surgem de maneira súbita com posterior recuperação parcial ou total dos mesmos; Esclerose Múltipla Primária Progressiva (EM PP), em que a doença evolui sem surtos, mas com sintomas progressivos acumulados ao longo do tempo; Esclerose Múltipla Secundária Progressiva, na qual o sintomas são lentos e progressivos, com o tempo indivíduos que possuem a forma EMRR podem para este quadro. A forma mais comum de EM é a recorrente-remitente.

Embora seja uma doença antiga que atinge milhares de pessoas no mundo todo, alguns profissionais de saúde têm dificuldade para identificar a patologia. Muitas vezes os sintomas podem ser brandos ou pouco perceptíveis, o que faz com que a pessoa sequer procure o médico, ou seja, pouco valorizado inicialmente. “Em alguns casos, a doença pode ser confundida com lúpus ou labirintite dificultando o diagnóstico. Por isso, é importante a conscientização da população em relação aos sintomas da doença.

O profissional mais indicado para diagnosticar a EM é o neurologista. O diagnóstico deve estar baseado em um histórico dos sintomas, além de um exame neurológico bem detalhado”, explica Damasceno.

A doença não tem cura, os tratamentos oferecidos buscam estabilizar e interromper a atividade inflamatória e os surtos ao longo dos anos, além de tratar o foco da doença, é importante garantir ao paciente uma melhora na qualidade de vida tratando os sintomas urinários e a fadiga principalmente.

30 de Agosto - Dia Nacional de Conscientização Sobre Esclerose Múltipla

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-