25.5 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Alterações no agronegócio

- Publicidade -

18/04/2015 00h13 – Atualizado em 18/04/2015 00h13

Por R. Ney Magalhães

Os atuais e relevantes acontecimentos no Brasil estão sendo sempre comparados com expressões futebolísticas, uma das grandes paixões dos brasileiros onde me incluo como aficionado. Assim reafirmo a expressão popular de que em time que está vencendo não se mexe.

Em substituição às culturas anteriores quando o Arroz de sequeiro, como o principal plantio de verão abriu as terras novas e no inverno era secundado pela semeadura de Trigo surgiu o cultivo da Soja. As últimas safras agrícolas anuais têm sido razoáveis com o “binômio” soja/milho, e pela tecnologia alcançada e pelo poder de trabalho dessa cadeia produtiva o agronegócio vem diariamente servindo a mesa dos brasileiros e até salvando o PIB nacional.

Em 1964 aconteceu uma Revolução popular naturalmente deflagrada por motivos políticos, porem concretizada de fato pela “falta de alimentos nos supermercados”. As passeatas se transformaram em “panelaços” quando as donas de casa desfilavam com panelas vazias.

Iniciaram-se então os Governos Militares, melhor dizendo Presidentes Militares brasileiros fortes e honestos, quando os Ministros do Executivo eram paisanos/civis e técnicos renomados e comprovados em suas áreas de atuação.

Consciente da falta de alimentos principalmente nos grandes centros populacionais como o eixo Rio-São Paulo o Governo sabedor da carência de terras cultiváveis com alimentos básicos nessa região promoveu a “Marcha para o Oeste”. Considero este o primeiro e mais importante Ato administrado pelo novo Governo quando iniciou a Rodovia Castelo Branco, partindo de São Paulo na corrida em busca do desenvolvimento e da produção de alimentos. A ligação da capital paulista alcançou Presidente Prudente e o Rio Paraná na divisa com nosso MT ainda uno, construindo-se também a Ponte Mauricio Joupert que permitiu novas conquistas ao alcançar com estradas pavimentadas as fronteiras com o Paraguay. Derivando no rumo de Campo Grande essas Rodovias alcançaram Cuiabá e criaram um novo Brasil.

Paralelamente a abertura dessas novas fronteiras agrícolas foram executados Programas de Desenvolvimento Agrícola e Pecuário com financiamentos de longo prazo, compatíveis com a atividade.

A corrida ou marcha para o Oeste montou a infraestrutura que trouxe de volta a comida barata para a mesa de todos nós. Infelizmente os governos da Nova República desde Tancredo/Sarney até aos atuais estão marcados pela incompetência e pela corrupção.

Anuncia-se agora que o Banco Central executor da Política Agrícola cortou valores e já efetivamente elevou consideravelmente as taxas de juros do Credito Agrícola.

Na maioria dos casos, cálculos otimistas estimam um aumento de custo adicional de 8/oito sacas/há. em relação com a safra anterior na cultura de Soja do MS. Agricultura não suporta juros. Aplicar altos juros para a atividade agrícola é matar a galinha dos ovos de ouro.

O autor é fundador da Famasul e Produtor Rural em Amambai.

Ney Magalhães

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-