19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Cinco dicas para aumentar a produtividade das equipes em tempos de crise

- Publicidade -

02/05/2016 16h18 – Atualizado em 02/05/2016 16h18

Fonte: Portal Administradores

Conseguir se concentrar no trabalho com tanta coisa acontecendo no país se tornou uma tarefa árdua. Entretanto, precisamos aprender a aprimorar nosso foco e a nossa capacidade de concentração para alcançarmos resultados efetivos.

Reunimos algumas dicas que vão ajudar gestores e equipes a aumentarem a produtividade diante de tantas distrações. Confira:

1 – Conheça a sua equipe

Você só vai saber se a sua equipe está produzindo com eficiência se tiver informações sobre isso. Assim, é importante estabelecer indicadores de performance e analisar se o seu time está utilizando seu potencial de forma plena. Tenha em mente que pressionar o time para conseguir mais é totalmente diferente de suportar o time para produzir mais. Por isso, escute a sua equipe, converse com ela, seja um líder coach e ajude seus colaboradores a identificar seus pontos fortes, além de envolvê-los em atividades e posições em que poderão oferecer o seu melhor.

2 – Identifique quais são os ladrões de produtividade

Alguns ladrões de produtividade são velhos conhecidos no mundo corporativo:

– subestimar/superestimar o tempo exigido para executar uma atividade
– reuniões desnecessárias
– uso excessivo do e-mail
– interrupções constantes
– smartphones

Incentive mudanças nesses comportamentos: utilize time sheets, envolva quem realmente precisa ser envolvido em uma reunião e tenha claros os objetivos da sua realização, reserve um tempo para ler e responder e-mails e quando for falar com alguém, planeje-se – é importante respeitar o tempo alheio. Os telefones da nova geração são maravilhosos e ninguém mais vive sem eles, mas existem várias configurações de “não perturbe” nos aplicativos mais populares que são muito úteis.

Converse com a sua equipe e conscientize a todos – inclusive você mesmo – da importância em atentar para estes comportamentos. Afinal, todo mundo quer ter uma vida além do trabalho, não é?

3 – Corte o que não é necessário

Relatórios só são úteis se não forem engavetados. Um fornecedor que requer muita atenção e supervisão para entregar precisa ser re-avaliado. E, infelizmente, colaboradores que têm todas as condições para produzir e não estão performando devem ser desligados. Por isso, a comunicação é fundamental. É preciso que todos entendam o que precisa ser feito e devem ser alertados quando os resultados não estão de acordo com o esperado. Se após feedbacks recorrentes nada mudar, é hora de seguir em frente e procurar um novo candidato para aquela posição.

4 – Invista em desenvolvimento

É óbvio que o trabalho tem que ser bom para a empresa, mas tem que ser ótimo para quem executa. Investir em treinamento e desenvolvimento combina a realização de objetivos pessoais e organizacionais. Pessoas capacitadas para exercer suas funções rendem mais, trabalham mais tranquilas, se cansam menos, assumem o controle de suas atividades e precisam de menos supervisão. Esse ciclo virtuoso libera o gestor para focar em outras entregas, assim, ele também se cansará menos e conseguirá estar mais próximo de quem realmente precisa.

5 – Reconheça a importância de equilibrar a vida profissional com a vida pessoal

É muito complicado produzir enquanto se trava uma batalha diária contra a ansiedade e o esgotamento físico ou mental. Muitas empresas oferecem programas de Qualidade de Vida no trabalho, seja, então, um gestor parceiro da área de Recursos Humanos e incentive a sua equipe a aderir às atividades propostas e usufruir dos benefícios oferecidos.

A situação do país é instável sim. E talvez essa instabilidade se prolongue por muitos meses. É preciso ter foco, principalmente pra manter a economia girando, criar novos empregos e oportunidades de desenvolvimento.

Cinco dicas para aumentar a produtividade das equipes em tempos de crise

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

27 de Março – Dia do Circo

- Publicidade-