31.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

O novo Amambai

- Publicidade -

06/02/2016 19h39 – Atualizado em 06/02/2016 19h39

Por R. Ney Magalhães

Para falar do atual estágio de desenvolvimento deste Município agora líder do cone sul do MS, julgo necessário retroceder no tempo e inicialmente comentar alguns pedaços da historia da colonização desta vasta região do Nhú Verá, cuja Vila foi povoada e construída sobre terras do Patrimônio da União. Cumpre-nos então, relembrar e enaltecer a memória dos colonizadores pioneiros que tornaram possível sua consolidação e emancipação político-administrativa.

Iniciado por grupos de “ervateiros” trabalhadores da Empresa Matte Larangeiras (com G mesmo) o povoamento inicial nos remete ao fim do século dezenove, época de tristes lembranças da guerra da Tríplice Aliança.

Os ricos “caátins” de Erva Mate nativa, descobertos e explorados pelo então soldado rio-grandense do sul Thomaz Larangeiras tinham seu hábitat nas matas baixas e frutíferas circundadas por vastas lagoas que desde as fraldas da Cordilheira do Amambay fertilizavam os campos e as coxilhas deste Planalto exuberante pela beleza e pujança de suas pastagens naturais. A formação das inúmeras vertentes e cabeceiras de águas certamente também motivaram os colonos criadores de gado a fixar suas novas raízes e querências fronteiriças.

Partindo da produção de mate e de carne bovina este sul maravilha hoje é o Amambai de nossas responsabilidades e perspectivas.

Amambai e Dourados embora ainda Distritos do município de Ponta Porã ofereciam e elegiam naquela sede diversos Prefeitos, inclusive o primeiro Intendente Ponciano de Mattos um morador da Vila de Dourados. De Amambai podemos anotar o pioneiro Coronel Valencio de Brum, o ervateiro Cel. Bhaltazar Saldanha e ainda seu filho Adjalmo Saldanha que além de prefeito foi o primeiro Deputado da região, e entre outros o Prefeito Pedro Manvailler que na minha infância aprendi a admirar talvez por ter sido ele o primeiro plantador de árvores nas Ruas urbanas.
Na minha adolescência conheci o engenheiro agrônomo Lycio Proença Borralho, formado na primeira turma da Universidade de Porto Alegre, mais um rio-grandense que veio para ficar. Dedicado e honesto foi o agrimensor que nos legou Terras e áreas que até os dias atuais, mensuradas sem contestações de medidas e sem nenhum litígio possessório.
Em 1946/47 foi eleito Deputado Estadual pelo PTB de Getulio Vargas, e seu primeiro Ato foi emancipar Amambai como Município. A sociedade continua devendo a Ele, uma homenagem.

Este intróito era devido e necessário, afinal já decorreu mais de Século da ocupação deste território do Nhú Verá. Os mais velhos tem o dever de divulgar o passado para que os mais jovens possam melhor entender o presente e construir o futuro.

Em 1969/70 aconteceu a Segunda Colonização também vinda do Sul do País que por força e dedicação dos colonos recém chegados, revolucionou os usos e costumes do antigo Amambai que pela posição geográfica e pelas condições de suas terras férteis, transformou-se em um centro de tecnologia na aplicação da agricultura mecanizada, sem esquecer a criação de bovinos, adequada também às novas técnicas possibilitadas pelo avanço do consorcio funcional agricultura/pecuária.
Assim os jovens dessa geração, com uma mentalidade mais aberta, adaptada aos novos tempos têm hoje a responsabilidade de assumir as mais altas posições no campo político municipal e estadual.
Como não poderia deixar de ser, a criação do Sindicato Rural lá na década de 70 começou a gerar seus frutos. Fomos motivados pela necessidade de trazer e aqui instalar os benefícios do FUNRURAL para nossos trabalhadores rurais. Para modernizar a agricultura e a pecuária no inicio de 80 instalamos a Primeira Exposição Agropecuária, outro passo importante na busca da tecnologia moderna. A concretização da criação da Escola Agrícola Lino do Amaral Cardinal com o esforço e trabalho do então presidente Gomercindo Bonamigo quando da gestão do Prefeito Geraldo Correa e do vice João Waiss foi outro degrau alcançado pelo Sindicato Rural.

Hoje, podemos e devemos comemorar outra grande vitoria com a eleição do filho desta terra o Dr. Christiano da Silva Bortolotto para presidente da APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja do MS, um empresário do agronegócio e produtor rural agora como detentor da maior liderança do setor rural aqui no Estado de Mato Grosso do Sul.

Na próxima semana em Campo Grande, na posse do amambaiense Dr.Christiano da Silva Bortolotto como Presidente da APROSOJA todos os canais de comunicação do Estado e do agronegócio no Brasil vão estar com os focos voltados para Amambai – MS.

Queira Deus que num futuro próximo possamos contar com essa liderança jovem e experiente nos representando também politicamente na Assembléia Legislativa.
O Novo Amambai já está acontecendo.

O ator é Produtor Rural em Amambai – Na ativa aos 80 Anos.

O novo Amambai

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-