17.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Banco Mundial lança relatório sobre facilidade de negócios nos países

- Publicidade -

30/10/2014 16h42 – Atualizado em 30/10/2014 16h42

Fonte: Rádio ONU

Um relatório lançado esta quarta-feira pelo Banco Mundial mostrou que Cingapura é o país mais fácil para empresários e empreendedores fazer negócios.

O documento cujo o título é: “Fazendo Negócios 2015: Indo Além da Eficiência” afirma que o Brasil ocupa a 120ª posição entre as 189 nações avaliadas.

Crescimento

O relatório do Banco Mundial revela que os 10 países mais fáceis para se iniciar uma empresa e fazer negócios são, além de Cingapura, Nova Zelândia, Hong Kong, Dinamarca e Coreia do Sul. Ainda na lista estão Noruega, Estados Unidos, Reino Unido, Finlândia e Austrália.

O Banco diz ainda que os piores países para se fazer negócio são: Eritreia, em último lugar, seguida da Líbia, República Centro-Africana, Sudão do Sul e Chade. Todos em situações de conflito.

Portugal

Entre os países lusófonos, Portugal foi o mais bem colocado, em 25º lugar. O relatório elogia as reformas adotadas pelo Timor Leste para encorajar o crescimento do setor privado e cita a implementação do Serviço de Registro e Verificação Empresarial, Serve.

O sistema tem como objetivo facilitar a abertura de empresas e centralizar os serviços. O processo para abrir uma companhia no país passou de 94 para apenas 10 dias.

O Serve permite que os empresários resolvam todos os problemas num só lugar, como por exemplo, reservar o nome da empresa, apresentar os documentos necessários para abrir o negócio, fazer o registro e publicar os estatutos da companhia.

Segundo o Banco Mundial, “os empreendedores no Timor-Leste gastam menos de 90% do tempo para abrir suas empresas”. Além disso, o registro é gratuito.

Foto: Banco Mundial/Dominic Chavez

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-