29 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Casos de homofobia serão identificados em atendimento a vítimas de violência

- Publicidade -

29/01/2015 15h07 – Atualizado em 29/01/2015 15h07

Casos de homofobia serão identificados em atendimento a vítimas de violência nos hospitais

Fonte: CNM

O questionário aplicado a vítimas de violência que buscarem atendimento hospital irá mudar a partir do segundo semestre deste ano. Dois novos campos de perguntas serão incluídos, referentes à orientação sexual e identidade de gênero dos pacientes. Assim informou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta quinta-feira, 29 de janeiro. O objetivo da medida é reunir informações para identificar os casos de homofobia já nos leitos hospitalares.

Foi criada nesta quinta-feira, 29 de janeiro, uma comissão Interministerial de Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. E um dos pontos abordados foi o desenvolvimento de políticas públicas na área.

Com a mudança no questionário da ficha, o escopo de notificação será ampliado. Dessa forma, será possível incorporar os dados de violência contra esse público específico. Quem fará a aplicação será um profissional da saúde – médico, enfermeiro, técnico de enfermagem – durante o atendimento à vítima. As informações serão mantidas em sigilo.

Atualmente, já é possível identificar casos de violência contra mulher, idosos ou por motivação racial. Porém, não ofereciam uma maior riqueza de detalhes quando as agressões envolviam a população LGBT.

A ficha

Conforme a nova ficha apresentada pelo ministro, a vítima de violência responderá, no campo orientação sexual, se se declara heterossexual, homossexual, bissexual ou se prefere ignorar a questão. Quanto à identidade de gênero, poderá se declarar travesti, mulher ou homem transexual, se não se aplica essa classificação ou optar ignorar a questão.

Casos de homofobia serão identificados em atendimento a vítimas de violência

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-