31.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Centro de Capacitação Profissional de Amambai inicia curso de Recepcionista

- Publicidade -

01/07/2015 15h53 – Atualizado em 01/07/2015 15h53

Centro de Capacitação Profissional é mantido pela prefeitura e oferece cursos para a população através de parcerias com o Sistema S de educação

Fonte: Decom

Amambai (MS) – Na terça-feira (30), a prefeitura de Amambai, através da SMAS (Secretaria de Assistência Social) e da Sedes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), inaugurou no CCP (Centro de Capacitação Profissional) em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o curso de Recepcionista.

O curso é oferecido através do PSG (Programa Senar Gratuidade) e conta com uma turma de 30 alunos, tendo duração de 160 horas/aula, ou seja, dois meses. A interlocutora do Pronatec em Amambai, Luciana Buhring, explica que qualquer pessoa pode se inscrever nos cursos de capacitação, desde que atendam a idade e escolaridade mínimas exigidas, ou seja, ter entre 16 e 59 anos e estar cursando ou ter completado o ensino médio.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Karasek, esteve presente na Aula Inaugural, que dá as boas vindas aos alunos e abre o período de aprendizado. Na oportunidade, aproveitou para assegurar o apoio da administração municipal aos cursistas. “A Prefeitura de Amambai, através das secretarias da Cidade e a Assistência Social, está de portas abertas e pretende dar todo apoio necessário aos que buscam conhecimento, buscam se capacitar para ter um melhor posicionamento no mercado de trabalho, pois nós sabemos da importância de uma capacitação para quem procura o primeiro emprego e até mesmo para quem quer ser reinserido no mercado”, pontuou o secretário. “É muito grande a diferença que faz um funcionário bem capacitado, quando somos atendidos em alguma empresa ou comércio. O profissional preparado se destaca em meio aos demais e isso faz toda a diferença na hora de se firmar no mercado”, diz Karasek.

Também esteve presente a secretária municipal de Assistência Social, Eronilde Saldanha, que disse sentir-se feliz pela grande procura pelos cursos. “É gratificante ver que os amambaienses tem procurado o conhecimento, a capacitação como uma forma de melhor se colocar no mercado de trabalho. A cada curso oferecido, notamos que a procura aumenta de forma significativa e isso nos motiva a sempre buscar mais capacitação e conhecimento para ofertar aos nossos cidadãos”, disse Eronilde.

Em dois anos de funcionamento, foram oferecidos mais de 28 diferentes cursos, divididos em mais de 35 turmas. Desde a sua inauguração, em 19 de julho de 2013, o CCP formou aproximadamente 950 alunos, que passaram a integrar um seleto grupo de profissionais capacitados para a inserção o mercado de trabalho, nas áreas de eletricista, mecânica de automóveis leves, mecânica de máquinas agrícolas, operador de computador, montador e reparador de computador, costureiro industrial, padeiro, mecânica de motocicleta, pedreiro, cuidador de idoso, recepcionista, balconista de farmácia, auxiliar de pessoal, garçom, manicure e pedicure, aplicador de revestimento cerâmico, confeiteiro, derivados do leite, bolo, doces e bolachas e modelista.

O CCP

O Centro de Capacitação Profissional de Amambai conta com ótima estrutura, sendo oito salas de instrução, área administrativa na qual funciona a secretaria de Indústria e Comércio, depósitos, sanitários e cozinha. Para abrigarem os diferentes cursos, as salas foram equipadas com máquinas e mobiliário necessários para oferecer conforto e o melhor aproveitamento dos conteúdos por parte dos alunos, sendo: uma sala para a área de tecnologia, uma para a área de beleza e estética, e outra na qual foi montada uma pequena indústria de confecções, que abrigará os cursos na área de costura industrial. Outras salas contam com estrutura básica multiuso, ideais para aplicação de conteúdos teóricos.

Visão voltada para o futuro

Desde o início do seu governo, o prefeito Sérgio Barbosa já havia definido, entre suas principais metas, a implantação de uma instituição municipal que visasse exclusivamente à capacitação de profissionais para a absorção do mercado de trabalho local. Segundo ele, este é o primeiro passo para solucionar o déficit de empregos do município. Muitas empresas não se interessam em investir nas localidades com baixo índice de pessoas qualificadas, portanto fica bastante dificultada a negociação com estes empreendedores. “O CCP vem para mudar esta realidade em Amambai. As pessoas estão mudando suas perspectivas de vida e hoje já sonham com um futuro melhor”, disse. Além de oferecer os cursos profissionalizantes, a prefeitura também está se empenhando em direcionar os melhores profissionais formados para as vagas de emprego existentes no município. Desde o início do ano de 2013, através da Sedes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) a prefeitura também tem se articulado com possíveis novos investidores, incentivado o empresariado local expandirem seus negócios, bem como feito contatos com órgãos não governamentais que visam trazer inovações e soluções para o desenvolvimento do município.

Turma composta por 30 alunos participa de capacitação com duração de dois meses / Foto: Decom

Em dois anos de funcionamento, foram oferecidos mais de 28 diferentes cursos, divididos em mais de 35 turmas / Foto: Decom

O Centro de Capacitação Profissional de Amambai conta com oito salas de instrução / Foto: Decom

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-