14 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Prosa & Política

- Publicidade -

19/04/2014 23h53 – Atualizado em 19/04/2014 23h53

O que fazer para melhor comemorar o 19 de abril

Por José Luiz Nunes Moreira

O calendário oficial sinaliza nesta data ao povo brasileiro a promoção de eventos que têm como objetivos comemorar dois significativos ícones da sociedade brasileira: a pungência do exército brasileiro e a existência de civilizações indígenas. Por sinal, muito presentes no nosso convívio diário, pois somam, só em Amambai, a casa de cerca de 12.000 indivíduos, somando os dois segmentos.

A priori, é bom lembrar que se comemora aquilo que admiramos, que nos dá prazer, segurança e alegria, ou seja, nos deixa felizes.

No tocante à instituição “exército brasileiro”, a data seria mais festejada se os cerca de 600 militares, lotados no 17º RC Mec, estivessem mais presentes em ações que garantissem a segurança da nossa população…haja vista que não existem riscos eminentes de confrontos com os países vizinhos…missão constitucional deferida à instituição.

… quanto às comunidades indígenas, a situação é mais custosa de tecer gestos comemorativos devido as condições de discriminação existentes e da falta de políticas governamentais dirigidas a estes povos.

Não adianta ficar esperando iniciativas das esferas federal e estadual que tenham resultados positivos e que possam servir de comemoração. É preciso que os governantes dos municípios com população indígena, como o nosso, tenham iniciativas para garantir a sobrevivência e a cultura diferenciada, ainda presente nas aldeias povoadas pelas etnias guarani kaiowá… que contrapõem ao sistema de produção referenciado pela sociedade branca ocidental.

José Luiz Nunes Moreira é jornalista

Prosa & Política

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-