23.9 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Como seriam as nossas vidas sem os polinizadores?

- Publicidade -

21/04/2015 07h30 – Atualizado em 21/04/2015 07h30

Fonte: Mega Curioso

Você é do tipo que segue um estilo de vida saudável e não abre mão de incluir muitas saladas e frutas na sua dieta? Pois se não fossem pelos polinizadores — ou seja, bichinhos como borboletas, abelhas, vespas, besouros etc. — a variedade de opções seria muito, mas muito mais limitada. E sabe qual é o problema? As populações de alguns desses animais estão sofrendo um forte declínio em diversas partes do mundo.

Segundo Nick Visser do The Huffington Post, a rede de supermercados norte-americana Whole Foods Market — especializada na comercialização de produtos orgânicos — decidiu eliminar de suas unidades todos os itens produzidos graças à ação de polinizadores temporariamente para mostrar aos clientes como a seleção de alimentos seria dramaticamente menor se não fosse pelo trabalho diligente desses bichinhos.

Freando o colapso

No total, os supermercados retiraram 37 que se tornarão muito mais escassos — isso se não desaparecerem por completo de feiras e supermercados — se as populações de determinadas os polinizadores continuarem em declínio. De acordo com um dos coordenadores globais da companhia, quase um terço de todos os alimentos produzidos no mundo dependem da ação desses animais, entre eles o cacau, amêndoas, pepinos, tomates, morangos e o brócolis.

Conforme explicou Nick Visser, já existem instituições ligadas ao governo norte-americano e europeu, assim como organizações independentes, trabalhando no sentido de frear o colapso de populações de polinizadores e até a extinção de algumas espécies. E de acordo com um dos coordenadores de um dessas iniciativas, todos podem ajudar esses animais com uma solução bastante simples.

Segundo disse, basta com plantar flores silvestres, seja no jardim de casa ou em vasos mesmo — caso você more em apartamento ou não tenha muito espaço. Afinal, se cada um fizer a sua parte e cultivar plantinhas, logo os polinizadores terão um jardim imenso a sua disposição. Desta forma, esses animais continuarão existindo e exercendo sua função na natureza, e nós continuaremos tendo uma bela variedade de frutas e verduras nas nossas mesas.

Como seriam as nossas vidas sem os polinizadores?

Como seriam as nossas vidas sem os polinizadores?

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-